Parece que o Honda HR-V ganhou um novo rival na briga pela liderança em vendas entre os utilitários esportivos/ crossovers. O Jeep Compass, que estreou no fim do ano passado, já deixou o irmão menor Renegade para trás em 2017 e aparece como a candidato mais forte para incomodar o campeão de emplacamentos do segmento.
O Compass registrou em março 3.985 unidades licenciadas, sendo o 13.º no ranking geral, enquanto o Renegade fechou com 3.511, aparecendo em 17.º. O HR-V, com 4.317, foi o 11.º.
Essa é a segunda vez no ano que o Jeep maior bate o menor - a outra foi em janeiro (3.093 contra 2.731). No acumulado do ano, o Compass já soma 9.797 ante 9.192 do Renegade.
LEIA MAIS: Jeep Compass 2.0 TigerShark flex tem a força que falta no Renegade 1.8 flex
E qual seria o motivo para um modelo mais caro superar o até então o carro-chefe da marca no Brasil? A resposta pode estar no perfil mais família do Compass, que entrega maior espaço interno, principalmente no porta-malas (410 x 260) e entre-eixos (2,63 m x 2,57 m).
CONFIRA O RANKING DOS 20 MAIS VENDIDOS
Outro motivo seria a opção de motor flex na versão de entrada do Compass que agrada mais o ‘suveiro’ do que o disponível no Renegade. O novo 2.0 TigerShark flexível gera 159/ 166 cv e 19,9/ 20,5 kgfm (gasolina/etanol), acima do propulsor 1.8 EVO, de 135/ 139 cv e 18,8/ 19,3 kgfm.
Segundo a Jeep, a motorização 2.0 TigerShark representa cerca de 70% das vendas do Compass. Sem contar que este começa em R$ 99.990, já com o câmbio automático de seis marchas.
LEIA MAIS: Fiat Mobi estreia câmbio automatizado inédito e vira o 1.0 mais econômico do país
Além de perder o segundo posto entre os SUVs, o Renegade começa também a ser alcançado por outros rivais. O Nissan Kicks e Hyundai Creta ficaram apenas a 10 e 24 unidades do Jeep no mês passado, respectivamente, e figuraram no top 20 de março
Renault Sandero surpreende
Na turma da frente, segue tranquila a liderança do Chevrolet Onix (14.745 emplacamentos), com larga vantagem sobre o segundo e terceiro colocados, o Hyundai HB20 (10.638) e o Ford Ka (8.021).
O destaque é a Renault Sandero (6.516) em quarto, que ficou à frente do V olkswagen Gol (6.311). No acumulado, a dupla trava uma briga acirrada, com diferença de apenas 1 mil unidades a favor do Gol.
Outro duelo que merece menção é disputa caseira entre Fiat Strada e Toro. Em fevereiro, a picape intermediária emplacou mais, porém a pequenina deu o troco no mês seguinte - a Strada (4.570) foi o 8.º carro mais vendido e o Toro (4.400), o 10.º.
Crescimento de vendas em março
Depois de um período turbulento, de sucessivas quedas nas vendas, o mercado brasileiro começa a dar sinais de que o fundo poço pode ter ficado para trás. Dados preliminares de emplacamentos em março mostram um aumento de 6,2% em relação ao mesmo mês em 2016.
Se comparado a fevereiro deste, o pulo foi de 38,9%, totalizando as 183.868 unidades durante os 23 dias úteis. Embora, a comparação não seja justa, pois além do mês curto, em fevereiro houve o feriado do Carnaval. O que vale mesmo é a média diária de emplacamentos, e esta se manteve na casa das 8 mil unidades em março, tal qual fevereiro.
LEIA MAIS: Carro mais barato do Brasil ganha nova versão ainda mais em conta
No acumulado no trimestre, o volume foi de 459.856 carros (de passeio e comerciais leves), ou somente 1,1% a menos do que no mesmo período do ano passado, que teve 465.042.
Briga entre as montadoras
A disputa entre as fabricantes de veículos, a General Motors se consolida a cada mês liderança, puxada pelo sucesso da dupla Onix e Prisma. Ela abocanhou 16,9%, com uma boa margem sobre Fiat (12,9%) e Volkswagen (12,8%), que fecharam março praticamente empatadas.
Hyundai (10,1%) ficou bem próxima das duas, seguida de Ford (9,2%) e Toyota (9,1%). Renault, Honda, Nissan e Jeep fecham a lista das dez marcas mais vendidas no mês.
Top 20
Os carros mais vendidos em março e no acumulado de 2017:
MODELOS | MARÇO | 2017 |
1.º Chevrolet Onix | 14.745 | 40.624 |
2.º Hyundai HB20 | 10.638 | 24.521 |
3.º Ford Ka | 8.021 | 20.864 |
4.º Renaul Sandero | 6.516 | 14.974 |
5.º Volkswagen Gol | 6.311 | 15.948 |
6.º Chevrolet Prisma | 5.706 | 13.137 |
7.º Toyota Corolla | 5.455 | 12.937 |
8.º Fiat Strada | 4.570 | 13.155 |
9.º Volkswagen Voyage | 4.446 | 9.069 |
10.º Fiat Toro | 4.400 | 11.240 |
11.º Honda HR-V | 4.317 | 11.178 |
12.º Toyota Etios | 4.055 | 9.729 |
13.º Jeep Compass | 3.985 | 9.797 |
14.º Volkswagen Fox | 3.923 | 10.670 |
15.º Fiat Mobi | 3.902 | 10.120 |
16.º Volkswagen Saveiro | 3.591 | 9.498 |
17.º Jeep Renegade | 3.511 | 9.192 |
18.º Nissan Kicks | 3.501 | 7.560 |
19.º Hyundai Creta | 3.487 | 7.000 |
20.º Volkswagen up! | 3.383 | 8.804 |
Fonte: Fenabrave |
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast