Segurança
Modelo vai mal em teste de impacto
O Euro NCAP, entidade que realiza testes de segurança independentes com veículos vendidos na Europa, divulgou recentemente dois testes com os mais novos veículos vendidos no mercado global, o Jeep Compass e o Honda Civic hatch. Ambos foram renovados recentemente. De acordo com as novas regras da Euro NCAP, o Jeep Compass alcançou apenas duas estrelas, cuja pontuação máxima de segurança é de cinco estrelas.
O modelo foi testado com um opcional airbag de tórax, mas, segundo a entidade, os resultados apresentaram níveis de proteção "pobres", particularmente nos impactos laterais. Na proteção dos pedestres, o Compass marcou 23%, porcentual considerado "decepcionante" pela rigorosa Euro NCAP. "Os SUVs compactos são o segmento de utilitário esportivo mais popular na Europa, mas o Compass não se demonstrou como forte concorrente em matéria de segurança, em comparação com outros modelos testados na mesma categoria", diz a entidade.
Já o Honda Civic hatch ganhou cinco estrelas, atingindo a classificação máxima. A nona geração do modelo alcançou altas pontuações em todas as áreas de avaliação.
Quem está entrando no mercado de utilitários esportivos médios ou quer migrar de um modelo para outro dentro deste segmento tem mais uma opção de compra. A Jeep acaba de colocar no mercado brasileiro o Compass, já disponível em Curitiba pelo preço único de R$ 99.900.
Terá como concorrentes diretos o Hyundai ix35 (R$ 88.250), o Kia Sportage (R$ 9.900) e o Chevrolet Captiva 2.4 Ecotec (R$ 94.000)
O Compass não tem opcionais. Todos os itens são de série. Em relação à segurança, o modelo conta com controle eletrônico de estabilidade, monitoramento de pressão dos pneus e seis airbags. Nesse quesito, no entanto, o carro não foi bem sucedido no teste de segurança feito pelo Euro NCAP, entidade que avalia veículos vendidos na Europa (veja ao lado).
O novo modelo da Jeep tem sistema de áudio que inclui disqueteira integrada no painel para seis CDs, com compatibilidade MP3/WMA e DVD, entradas auxiliar e USB (incluindo controle total de aparelhos como iPod, iPad e iPhone) e sistema Bluetooth Uconnect com comando de voz.
Vem ainda com apoio de braços central dianteiro deslizante, que também é um porta-objetos bem generoso, além de porta-copos dianteiros com iluminação. A lanterna de emergência no interior do veículo é recarregável e portátil, portanto, pode ser retirada e usada pelo motorista em caso de necessidade. Nos bancos traseiros há pontos de ancoragem para cadeiras infantis (Latch/Isofix). O carro tem, ainda, teto solar elétrico.
O modelo é espaçoso com distância entre-eixos de 2,63 metros. As principais dimensões externas são: 4,44 m de comprimento, 1,81 m de largura (sem os espelhos retrovisores) e 1,71 m de altura (incluindo os racks de teto).
A movimentação na cabine também é facilitada porque o banco dianteiro do passageiro pode ser dobrado para frente. Atrás, o banco é bipartido, reclinável e rebatível. O porta-malas tem capacidade para 458 litros, mas pode passar dos 1.200 litros com os bancos rebatidos. E o piso da área de carga é removível, o que facilita a limpeza e aumenta o espaço de carga. O Compass também tem bagageiro de teto original.
O modelo da Jeep que chega ao Brasil é produzido na fábrica de Belvidere, em Illinois, nos Estados Unidos. O motor é um 2.0 16V com transmissão automática CVT, que rende 156 cv de potência e 19 kgfm de torque. A montadora investiu US$ 4 milhões para adaptar o propulsor à gasolina brasileira, que contém 22% de etanol. Segundo a fábrica, o Compass roda 9,8 km com um litro de combustível.
O design do modelo procura ser contemporâneo, voltado ao público jovem, de tendências urbanas. Mas a Jeep manteve alguns traços típicos da marca no Compass, como a grade dianteira com sete aberturas e a caixa de roda trapezoidal.
O Jeep Compass está disponível nas cores preto e branco (pinturas sólidas), prata, cinza e verde (metálicas) e azul, laranja e vermelho (perolizadas). O revestimento interno, em tecido, pode ser cinza escuro e bege claro.
A jornalista viajou a convite do Grupo Chrysler.
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