Há 75 anos, o exército norte-americano contratou a Willys-Overland para desenvolver um veículo que pudesse ser usado para o reconhecimento territorial em tempos de guerra. Quarenta e nove dias depois, a empresa criou aquele que seria o primeiro Jeep da História, o Willys MB, em 1941.
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Desde então, a marca, que hoje pertence ao grupo FCA (Fiat Chrysler), trouxe diferentes inovações e modelos marcantes. Do o Jeep Renegade, SUV compacto que é sucesso em vendas no Brasil, ao novo Jeep Cherokee, utilitário de luxo que chamou atenção na época em que foi lançado, em 2015, a marca sempre se reinventou. Mas foi com o Willys que a montadora ganhou destaque.
VÍDEO: Assista a evolução da Jeep
O primeiro modelo produzido em série teve 645 mil unidades e foi considerado um dos instrumentos mais importantes para a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial, entre 1941 e 1945. No mesmo ano em que o país saiu vencedor das batalhas a Jeep fabricou os primeiros modelos para civis, o CJ-2A -- Jeep para uso civil , na sigla em inglês (CJ).
GALERIA: Entre modernizações e derivados, veja as diferentes ‘caras’ do Jeep Willys
Foi nesta época também que a montadora ganhou um de seus principais símbolos: a grade com sete entradas de ar, que é usada em seus veículos até hoje.
De acordo com a fabricante, as unidades militares tinham inicialmente nove entradas, que foram reduzidas para caber os faróis maiores.
Na mesma década, o Brasil passou a importar os veículos dos Estados Unidos, que fizeram sucesso com fazendeiros e trabalhadores. Mas foi apenas em 1954 que o Willys foi nacionalizado, sendo produzido pela Willys-Overland, no estado de São Paulo.
Em 1946, o utilitário teve a sua primeira derivação, o Willys Wagon (perua). Um ano depois, recebeu uma carroceria de caminhonete, que foi feita por aqui entre 1961 e 1982.
A seguir, veja uma seleção de fotos e um vídeo que mostra a evolução da Jeep em 75 anos:
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