• Carregando...
Stark apareceu pela primeira vez como protótipo em 2006 | Arquivo
Stark apareceu pela primeira vez como protótipo em 2006| Foto: Arquivo

O jipe Stark, produzido pela fabricante TAC – Tecnologia Automo­tiva Catarinense – de Joinville, Santa Catarina, entrou em produção com um pequeno atraso. O modelo, o mais novo carro nacional, tinha o início das vendas projetado para o segundo semestre de 2009. O anúncio da produção coroa uma história que ganhou corpo após a apresentação do conceito no Salão do Automóvel de São Paulo de 2006. Na época, o utilitário apareceu com motores da Volkswagen, 1.8 e 2.0, uma motorização que foi trocada pelo propulsor 2.3 16V Multijet da Fiat.

Uma mudança na medida para encarar o Troller T4 e o Agrale AM50 Marruá, ambos equipados com motores turbodiesel. Com 127 cv de potência a 3.600 rpm e 30,6 kgfm de torque a 1.800 rpm, o propulsor faz justiça ao nome Stark, que significa "forte" em alemão. As dimensões devem colaborar para as incursões off-road. São apenas 4,08 metros de comprimento, com 2,54 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,90 m de altura. Os ângulos de entrada de 49º e de saída de 44º são agressivos, tal como o ângulo de rampa de 29º. A altura mínima do solo é de 24 cm. As suspensões são atuais, do tipo duplos braços sobrepostos independentes nas quatro rodas com curso de 16 cm na dianteira e 18 cm na traseira. Já os freios a disco ventilados nas quatro rodas, não contam com o auxílio do ABS, uma segurança extra no asfalto. As rodas são de alumínio aro 16 com pneus todo-terreno 255/70.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]