![Jipe Stark começa a ser produzido em Santa Catarina Stark apareceu pela primeira vez como protótipo em 2006 | Arquivo](https://media.gazetadopovo.com.br/2009/12/856f7546026f4b69f0bcbb82cb61053e-gpLarge.jpg)
O jipe Stark, produzido pela fabricante TAC Tecnologia Automotiva Catarinense de Joinville, Santa Catarina, entrou em produção com um pequeno atraso. O modelo, o mais novo carro nacional, tinha o início das vendas projetado para o segundo semestre de 2009. O anúncio da produção coroa uma história que ganhou corpo após a apresentação do conceito no Salão do Automóvel de São Paulo de 2006. Na época, o utilitário apareceu com motores da Volkswagen, 1.8 e 2.0, uma motorização que foi trocada pelo propulsor 2.3 16V Multijet da Fiat.
Uma mudança na medida para encarar o Troller T4 e o Agrale AM50 Marruá, ambos equipados com motores turbodiesel. Com 127 cv de potência a 3.600 rpm e 30,6 kgfm de torque a 1.800 rpm, o propulsor faz justiça ao nome Stark, que significa "forte" em alemão. As dimensões devem colaborar para as incursões off-road. São apenas 4,08 metros de comprimento, com 2,54 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,90 m de altura. Os ângulos de entrada de 49º e de saída de 44º são agressivos, tal como o ângulo de rampa de 29º. A altura mínima do solo é de 24 cm. As suspensões são atuais, do tipo duplos braços sobrepostos independentes nas quatro rodas com curso de 16 cm na dianteira e 18 cm na traseira. Já os freios a disco ventilados nas quatro rodas, não contam com o auxílio do ABS, uma segurança extra no asfalto. As rodas são de alumínio aro 16 com pneus todo-terreno 255/70.
-
A oposição é a força que pode mudar o rumo da Venezuela, afirma ex-procurador
-
Licença-paternidade de 60 dias avança no Congresso; mas financiamento é impasse
-
Universalização do saneamento não virá sem investimento privado
-
Tarcísio concede folga a policial que encaminha usuário de droga para internação
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião