Mercado
Gol, Punto e Clio passarão por mudanças
Com exceção do Renault Clio, que deverá passar por uma atualização mais completa até outubro, outros modelos das montadoras nacionais irão ganhar ainda neste ano retoques no visual e pequenas mudanças no interior. Tudo para não ficarem defasados em relação aos concorrentes.
Um desses carros é o Volkswagen Gol, que há 25 anos lidera o ranking de mais vendido no país e agora deverá adotar o visual da nova identidade da marca, já vista nos demais produtos da linha.
Junto com o Gol, a Volks aproveitará para modernizar o sedã Voyage e, posteriormente, a picape Saveiro.
Pelo lado da Fiat, o próximo modelo a ser retocado será o Punto. De acordo com fontes ligadas à marca italiana no Brasil, o modelo ficará com traços parecidíssimos com o atual vendido na Europa, acabando com a possibilidade de o Punto Evo vir para cá. A motorização, porém, deve continuar a mesma.
O Renault Clio, que há nove anos não recebe modificações significativas, será a grande aposta da marca francesa para esse segundo semestre. Lançado no Brasil em 2009, o Chevrolet Agile também irá mudar em breve. O modelo produzido na Argentina será reestilizado até o início de 2013.
As vendas de veículos no país avançaram 18,5% na primeira quinzena de junho, contada de 1.º a 18 de junho, na comparação com o mesmo período do mês anterior, somando 182,3 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. A alta foi de 20,7% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Os números de emplacamentos foram divulgados pela Fenabrave, entidade que representa as redes de distribuidores de veículos.
Os números mostram que dois modelos da Ford, o hatch Focus e o subcompacto Ka, foram os únicos entre os veículos mais vendidos a atingirem na primeira quinzena de junho números de vendas superiores ao do mês de maio completo. O Focus fechou a quinzena com 1.650 unidades emplacadas (1.570 em maio), somando 80 carros a mais que todo o quinto mês. Já o Ka acumula 3.862 veículos nos primeiros quinze dias (3.827 em maio), superando o volume em 35 exemplares.
Outros modelos que vão bem (e se continuarem com o mesmo desempenho, tendem a encerrar junho com números superiores ao do mês passado) são o Renault Sandero com 5.433 unidades (6.985 em maio), Chevrolet Cruze Sedan, 2.028 (2.758); Citroën C3, 1.587 (1.736); Peugeot 207, 1.491 (1.792); Volkswagen Jetta, 1.165 (1.539) e Fiat Idea, 1.070 (1.739).
Em queda
Pelos emplacamentos registrados até agora, o quarteto formado pelos modelos Chevrolet Agile, as irmãs Chevrolet Meriva e Zafira e o Renault Clio, possuem volumes significativamente baixos em relação ao quinto mês. O hatch fabricado na argentina somou até agora 1.932 unidades, contra 5.477 em maio para se igualar ao último mês são necessários 3.545 emplacamentos nos próximos 15 dias. E a dupla de minivans, prestes a ser substituída de uma só vez pela sucessora Spin, que será lançada no fim deste mês, também está devagar, mas neste caso o fraco ritmo é justificado pela morte anunciada. A Meriva soma 586 exemplares (1.658 em maio), enquanto a Zafira chegou aos 244 (645). Já o francês Clio, nestas duas primeiras semanas, alcançou 357 unidades, ante 901 ao final de maio. O carro será atualizado no segundo semestre.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast