Análise
"Queremos crescer acima do mercado"
O objetivo da Renault no Brasil é crescer mais do que a média do mercado. Enquanto o setor de carros de passeio e utilitários leves caiu 1,6% no ano passado, nós emplacamos 2,8% a mais que 2012. E o Kangoo tem possibilitado manter esta meta. Nos últimos três anos dobramos a participação do modelo no segmento, atingindo o recorde em 2013, com 17,5% de market share. Esse número representa um crescimento de 4,7% se comparado ao ano anterior.
Tal desempenho se deve ao faturamento direto na fábrica com as grandes contas e a expansão do Renault Pro+, atualmente com 53 pontos de vendas no país. Neste programa, a concessionária é voltada para o atendimento ao frotista, com oficina dedicada, profissionais especializados e toda a linha de utilitários para test drive.
Outra aposta é a porta lateral corrediça com um preço extremamente competitivo. O Kangoo com este acessório representará 80% das vendas do modelo.
Gustavo Schimidt, vice-presidente comercial da Renault do Brasil.
A aposentadoria do VW Kombi em 2013 não deixou herdeiros, por isso fez acirrar a briga no segmento de furgões leves. As marcas buscam absorver os órfãos e potenciais consumidores do "Velha Senhora". Primeiro foi o Fiat Fiorino, que atualizou seu visual para o novo Uno. Agora é a vez do Renault Kangoo ganhar mudanças na aparência, que o fizeram aproximar-se do modelo comercializado na Europa. De quebra, a linha 2015 passa a cobrar menos pela porta lateral corrediça, que é opcional: R$ 1 mil (ante os R$ 1,6 mil da anterior). Segundo a montadora, é a porta lateral mais barata do mercado.
O modelo tem preço sugerido de R$ 40.850, que sobe para R$ 41.850 com a abertura lateral extra e vai a R$ 43.050 nas opções de cores metálicas cinza e prata (não há custo na branca). A direção hidráulica aumenta o custo para R$ 45.150. Já com o Pack Conforto, que engloba ar-condicionado e direção hidráulica, o valor do carro chega a R$ 47.750.
O retoque no veículo incluiu um redesenhado para-choque dianteiro, em preto nas áreas de contato, e uma nova grade frontal com o logotipo da Renault em destaque ao centro semelhante ao Clio. Internamente, o Kangoo traz novos tecidos dos bancos, quadro de instrumentos idêntico ao do Clio, além dos agora obrigatórios freios ABS e airbag duplo.
Voltado ao transporte de cargas de pequenas e de médias dimensões, o Kangoo tem capacidade para levar até 800 kg de produtos. Para facilitar o carregamento, as portas traseiras são assimétricas com ângulo de abertura de 180º.
O Renault vem com rodas aro 14" de aço, barra dupla de proteção contra invasão de carga, repetidor de pisca lateral, regulagem elétrica dos faróis, pontos de fixação de carga, brake light e ar quente. O motor é o mesmo 1.6 16V, de 98,3 cv e 15,3 kgfm.
Jornalista viajou a convite da Renault.
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