Efeito IPI
Venda de importados cresce 10,5% em setembro
Vinte das 27 marcas que fazem parte da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) obtiveram taxa de crescimento em seus dados de emplacamentos em setembro último, ante o mês de agosto. As importadoras filiadas à entidade encerraram setembro com 22.569 unidades emplacadas, 10,5% mais em relação a agosto, quando 20.420 veículos foram entregues aos consumidores finais.
"Nossa expectativa para setembro era de ficar entre 16 mil e 18 mil unidades emplacadas, mas com o anúncio do novo IPI houve uma corrida às concessionárias, já que o estoque na rede de revenda estava garantido com preços sem o repasse de 30 pontos porcentuais do IPI. Por esse motivo, nossas vendas alcançaram 22.569 unidades", afirma José Luiz Gandini, presidente da Abeiva.
Até o final deste mês, a maioria dos carros importados deve sofrer o impacto da tributação. Algumas empresas já anunciaram repasses parciais e gradativos aos consumidores. Outras associadas ainda permanecem em negociação com os seus fornecedores e também com a rede autorizada de concessionárias, além de enxugar os próprios investimentos da importadora.
O presidente da Abeiva acredita que os próximos 15 meses serão difíceis para todas as associadas à entidade. "Espero que não mudem as regras do jogo ao fim de 2012, prazo de validade do Decreto 7.567", conclui Gandini.
Após a majoração de 30 pontos porcentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de veículos importados de fora do Mercosul e México, o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, anunciou que aplicará reajuste médio de 8,41% nos preços ao consumidor de seus dez modelos atualmente vendidos no país.
O modelo mais barato da Kia no Brasil, o compacto Picanto, relançado em agosto passado com novo visual e motor flex, teve o preço de sua versão de entrada aumentado em 14,33%, passando de R$ 34,9 mil para R$ 39,9 mil. O reajuste médio para toda a linha Picanto foi de 12,46%.
Outro modelo bastante procurado da Kia no país, o Soul, também com motor flex, teve elevação de preço de 10,11% na versão básica, de R$ 54,4 mil para R$ 59,9 mil, e de 6,68% na opção mais cara, de R$ 67,4 mil para R$ 71,9 mil.
O utilitário esportivo Sportage, um dos modelos mais vendidos da Kia no Brasil, teve uma das menores taxas de repasse da alta do IPI. O modelo básico subiu 5,96%, de R$ 83,9 mil para R$ 88,9 mil.
As menores altas foram aplicadas às sete versões do minicaminhão Bongo, inclusive aqueles montados no Uruguai nas instalações da Nordex, que, segundo informou o governo na semana passada serão isentadas do aumento do IPI, mesmo sem atingir o índice mínimo de nacionalização de 65%. O reajuste médio da linha Bongo foi de 4,02%. O modelo de entrada, que vem do Uruguai, subiu 3,64%, de R$ 54,9 mil para R$ 56,9 mil.
"Chegamos a essa média ponderada de 8,41% e os preços são válidos até o dia 31 de outubro. Viabilizamos o menor porcentual possível neste primeiro momento. Mas, de modo escalonado, teremos de fazer novos repasses em novembro e em dezembro", informou Gandini.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast