A Kia começa a vender a quarta geração do Cerato no Brasil. E aposta na nova motorização 2.0, aliada ao maior nível de sofisticação e tecnologia, para sair da sombra no segmento dos sedãs médios.
Fabricado no México, o modelo desembarca em duas versões: a EX, por R$ 94.990, e a SX, R$ 104.990. A marca sul-coreana deixou o Cerato com um visual mais agressivo, de olho também no consumidor abaixo dos 40 anos, seguindo a receita de Toyota Corolla e Honda Civic, líderes da categoria.
“É um carro completamente novo em design, motorização e tecnologia. Com todas as novidades e aprimoramentos, temos a convicção de que vamos surpreender o mercado brasileiro, em um dos segmentos mais competitivos como o de sedãs”
José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.
Dependendo da versão, a lista de equipamentos inclui sistema multimídia com conexão Apple CarPlay e Android Auto; quatro modos de condução, que entrega desde a condução econômica a esportiva; chave presencial (abre e fecha as portas sem chave); seis arbags; e bancos dianteiros com aquecimento.
Mas a grande novidade está debaixo do capô. O novo Cerato trocou o motor 1.6, de 128 cv e 16,5 kgfm, compartilhado com o Hyundai HB20, pelo novíssimo 2.0 16V aspirado, de 4 cilindros.
Combinado com a transmissão automática de seis marchas, o motor entrega 167/ 157 cv e 20,6/ 19,2 kgfm de torque (etanol/ gasolina) com sistema de partida a frio por aquecimento dos injetores.
No teste de consumo do Inmetro, o Cerato obteve média de 9,9 km/l na gasolina e 7,8 km/l no etanol.
Maior porta-malas
O Cerato cresceu em relação à geração anterior. Está 8 centímetros mais comprido (4,64 m) e cm mais largo (1,80 m). A distância entre os eixos é de 2,70 m e a largura, 1,44 m.
Com isso, o espaço interno ficou mais generoso e o porta-malas se transformou no maior da categoria, com 520 litros.
Visual inspirado no Stinger
A Kia decidiu colocar uma pitada de esportividade no Cerato, com a adoção de detalhes inspirados no sedã superesportivo Stinger GT.
A dianteira tem aberturas superdimensionadas e faróis que se projetam pelas laterais. A grade “nariz de tigre” foi redesenhada e agora vem com acabamentos cromados no exterior.
No pacote ainda estão a antena tipo tubarão, faróis de neblina com lentes de projeção, capô alongado e saída de escapamento esportiva cromada.
Vendas e garantia
A Kia Motors espera fechar 2019 vendendo 1.150 unidades do novo Cerato - o modelo antigo já não está mais disponível em estoque nas concessionárias.
“Nossa expectativa é de vendermos uma média de 350 unidades por mês”, revelou Gandini.
A Kia oferece garantia de cinco anos ou 100 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro, para o novo Cerato. São 78 concessionárias Kia no Brasil e a ideia do grupo é expandir este número. “Estamos estudando esta possibilidade sim, mas vamos com muito pé no chão”, finalizou Gandini.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião