A Kia Motors lança no Brasil a quarta geração do Cerato. O sedã chega às lojas no início de outubro ao preço de R$ 94.990 (EX) e R$ 104.990 (SX).
Totalmente reformulado, o modelo passa a ser equipado com o novo motor 2.0 flex, que substitui o antigo 1.6.
O câmbio é automático de seis velocidades com seletor para quatro modos diferentes de condução.
O novo Cerato ganhou muito em sofisticação e tecnologia, além de aumentar nas dimensões, evolução que deixa a marca sul-coreana otimista para posicionar a novidade ao lado dos líderes de vendas entre os médios Toyota Corolla e Honda Civic, além de Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta, seus rivais mais diretos.
Fabricado no México, o três volumes exibe um desenho mais agressivo, de olho também no consumidor com idade abaixo dos 40 anos.
“É um carro completamente novo em design, motorização e tecnologia. Com todas as novidades e aprimoramentos, temos a convicção de que vamos surpreender o mercado brasileiro, em um dos segmentos mais competitivos como o de sedãs”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.
Principais itens de série:
- luz diurna em led;
- acendimento automático dos faróis;
- sistema multimídia com tela flutuante de 8”, conexão Android Auto e do Apple CarPlay;
- quatro modos de condução ( Comfort, Economy, Smart e Sport);
- controles de estabilidade e de tração;
- volante e alavanca do câmbio revestidos de couro;
- retrovisor interno antiofuscante;
- volante multifuncional, com ajuste de altura e profundidade;
- sensor de pressão dos pneus;
- piloto automático;
- rodas de liga aro 16;
- faróis de neblina;
- Isofix para cadeira infantil;
- destravamento das portas em caso de colisão.
A topo de linha SX acrescenta:
- direção elétrica;
- chave presencial (abre e fecha as portas com a chave no bolso), com partida por botão e abertura do porta-malas à distância;
- seis airbags (frontais, laterais e de cortina);
- ar-condicionado digital de duas zonas com saída para o banco traseiro;
- câmera de ré;
- assistente de partida em rampas;
- bancos de couro;
- bancos dianteiros com aquecimento;
- painel com revestimento soft touch
- retrovisores externos com rebatimento elétrico, aquecimento e setas integradas;
- borboletas atrás do volante para troca manual de marchas;
- pedais, apoio de pé e maçanetas internas em aço escovado ;
- lanternas traseiras em led.
Motor mais potente
Uma das grandes novidades está debaixo do capô. O novo Cerato trocou o motor 1.6, de 128 cv e 16,5 kgfm, compartilhado com o Hyundai HB20, pelo novíssimo 2.0 16V aspirado, de 4 cilindros.
Combinado com a transmissão automática de seis marchas, o motor entrega 167/ 157 cv e 20,6/ 19,2 kgfm de torque (etanol/ gasolina) com sistema de partida a frio por aquecimento dos injetores.
No teste de consumo do Inmetro, o Cerato obteve média de 9,9 km/l na gasolina e 7,8 km/l no etanol.
A Gazeta do Povo realizou um test drive numa pista fechada durante a apresentação do carro à imprensa automotiva. E foi possível perceber que o Cerato está bem mais esperto com a nova motorização.
Só as trocas de marcha que ainda são um pouco lentas, mas o propulsor 2.0 responde bem ao pisar no acelerador.
A suspensão também se comporta muito bem nas curvas, transmitindo muita segurança ao motorista.
Maior porta-malas
O Cerato cresceu em relação à geração anterior. Está 8 centímetros mais comprido (4,64 m) e cm mais largo (1,80 m). A distância entre os eixos é de 2,70 m e a largura, 1,44 m.
Com isso, o espaço interno ficou mais generoso e o porta-malas se transformou no maior da categoria, com 520 litros.
Visual inspirado no Stinger GT
A Kia decidiu colocar uma pitada de esportividade no Cerato, com a adoção de detalhes inspirados no sedã superesportivo Stinger GT.
A dianteira tem aberturas superdimensionadas e faróis que se projetam pelas laterais. A grade “nariz de tigre” foi redesenhada e agora vem com acabamentos cromados no exterior.
No pacote ainda estão a antena tipo tubarão, faróis de neblina com lentes de projeção, capô alongado e saída de escapamento esportiva cromada.
Vendas e garantia
A Kia Motors espera fechar 2019 vendendo 1.150 unidades do novo Cerato - o modelo antigo já não está mais disponível em estoque nas concessionárias.
“Nossa expectativa é de vendermos uma média de 350 unidades por mês”, revelou Gandini.
A Kia oferece garantia de cinco anos ou 100 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro, para o novo Cerato. São 78 concessionárias Kia no Brasil e a ideia do grupo é expandir este número.
“Estamos estudando esta possibilidade sim, mas vamos com muito pé no chão”, finalizou Gandini.
*O jornalista viajou a convite da Kia Motors
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião