A Kia Motors lança no Brasil a quarta geração do Cerato. O sedã chega às lojas no início de outubro ao preço de R$ 94.990 (EX) e R$ 104.990 (SX).
Totalmente reformulado, o modelo passa a ser equipado com o novo motor 2.0 flex, que substitui o antigo 1.6.
O câmbio é automático de seis velocidades com seletor para quatro modos diferentes de condução.
O novo Cerato ganhou muito em sofisticação e tecnologia, além de aumentar nas dimensões, evolução que deixa a marca sul-coreana otimista para posicionar a novidade ao lado dos líderes de vendas entre os médios Toyota Corolla e Honda Civic, além de Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta, seus rivais mais diretos.
Fabricado no México, o três volumes exibe um desenho mais agressivo, de olho também no consumidor com idade abaixo dos 40 anos.
“É um carro completamente novo em design, motorização e tecnologia. Com todas as novidades e aprimoramentos, temos a convicção de que vamos surpreender o mercado brasileiro, em um dos segmentos mais competitivos como o de sedãs”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.
Principais itens de série:
- luz diurna em led;
- acendimento automático dos faróis;
- sistema multimídia com tela flutuante de 8”, conexão Android Auto e do Apple CarPlay;
- quatro modos de condução ( Comfort, Economy, Smart e Sport);
- controles de estabilidade e de tração;
- volante e alavanca do câmbio revestidos de couro;
- retrovisor interno antiofuscante;
- volante multifuncional, com ajuste de altura e profundidade;
- sensor de pressão dos pneus;
- piloto automático;
- rodas de liga aro 16;
- faróis de neblina;
- Isofix para cadeira infantil;
- destravamento das portas em caso de colisão.
A topo de linha SX acrescenta:
- direção elétrica;
- chave presencial (abre e fecha as portas com a chave no bolso), com partida por botão e abertura do porta-malas à distância;
- seis airbags (frontais, laterais e de cortina);
- ar-condicionado digital de duas zonas com saída para o banco traseiro;
- câmera de ré;
- assistente de partida em rampas;
- bancos de couro;
- bancos dianteiros com aquecimento;
- painel com revestimento soft touch
- retrovisores externos com rebatimento elétrico, aquecimento e setas integradas;
- borboletas atrás do volante para troca manual de marchas;
- pedais, apoio de pé e maçanetas internas em aço escovado ;
- lanternas traseiras em led.
Motor mais potente
Uma das grandes novidades está debaixo do capô. O novo Cerato trocou o motor 1.6, de 128 cv e 16,5 kgfm, compartilhado com o Hyundai HB20, pelo novíssimo 2.0 16V aspirado, de 4 cilindros.
Combinado com a transmissão automática de seis marchas, o motor entrega 167/ 157 cv e 20,6/ 19,2 kgfm de torque (etanol/ gasolina) com sistema de partida a frio por aquecimento dos injetores.
No teste de consumo do Inmetro, o Cerato obteve média de 9,9 km/l na gasolina e 7,8 km/l no etanol.
A Gazeta do Povo realizou um test drive numa pista fechada durante a apresentação do carro à imprensa automotiva. E foi possível perceber que o Cerato está bem mais esperto com a nova motorização.
Só as trocas de marcha que ainda são um pouco lentas, mas o propulsor 2.0 responde bem ao pisar no acelerador.
A suspensão também se comporta muito bem nas curvas, transmitindo muita segurança ao motorista.
Maior porta-malas
O Cerato cresceu em relação à geração anterior. Está 8 centímetros mais comprido (4,64 m) e cm mais largo (1,80 m). A distância entre os eixos é de 2,70 m e a largura, 1,44 m.
Com isso, o espaço interno ficou mais generoso e o porta-malas se transformou no maior da categoria, com 520 litros.
Visual inspirado no Stinger GT
A Kia decidiu colocar uma pitada de esportividade no Cerato, com a adoção de detalhes inspirados no sedã superesportivo Stinger GT.
A dianteira tem aberturas superdimensionadas e faróis que se projetam pelas laterais. A grade “nariz de tigre” foi redesenhada e agora vem com acabamentos cromados no exterior.
No pacote ainda estão a antena tipo tubarão, faróis de neblina com lentes de projeção, capô alongado e saída de escapamento esportiva cromada.
Vendas e garantia
A Kia Motors espera fechar 2019 vendendo 1.150 unidades do novo Cerato - o modelo antigo já não está mais disponível em estoque nas concessionárias.
“Nossa expectativa é de vendermos uma média de 350 unidades por mês”, revelou Gandini.
A Kia oferece garantia de cinco anos ou 100 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro, para o novo Cerato. São 78 concessionárias Kia no Brasil e a ideia do grupo é expandir este número.
“Estamos estudando esta possibilidade sim, mas vamos com muito pé no chão”, finalizou Gandini.
*O jornalista viajou a convite da Kia Motors
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast