A Kia Motors traz para o Brasil a segunda geração do crossover Soul, que ganhou um upgrade não só no visual e equipamentos, mas, principalmente, no preço. O modelo sul-coreano agora parte de R$ 88.900 e vai até R$ 92.900, quando equipado com teto solar duplo panorâmico e luz de leitura com LED. O preço está bem acima dos quase R$ 70 mil cobrados pela linha anterior.
O modelo manteve o motor 1.6 16V de quatro cilindros, o mesmo do sedã Cerato e do Hyundai HB20, que desenvolve até 128 cv e 16,5 kgfm de torque. A transmissão é automática de seis marchas.
O reajuste salgado, segundo a empresa sul-coreana, é reflexo das exigências do Inovar-Auto, novo regime automotivo que limitou em 4.800 veículos ao ano o volume de importação por marca sem que haja a cobrança de 30% de IPI. No entanto, só em 2014, a Kia admite ter trazido para Brasil 13.617 unidades da sua linha. Ou seja, os modelos que desembarcarem até o fim de 2014 virão tributados com o pesado imposto.
Além disso, José Luiz Gandini, presidente da Kia no Brasil, afirmou que a alta de 12% na cotação do dólar do ano passado para cá e o congelamento no preço da geração antiga do Soul mesmo com a incidência de todos esses fatores, fizeram com que a nova tabela viesse num patamar bem acima.
Na conta do executivo da Kia, soma-se ainda R$ 10 mil em novos equipamentos que o Soul anterior não oferecia. Neste pacote estão direção elétrica progressiva com três modos de condução (Comfort, Normal e Sport); volante multifuncional com novas funções; botão de partida no console central; ar-condicionado digital; piloto automático; indicador de condução econômica; porta-luvas climatizado; sistema multimídia com tela LCD de 4,3" sensível ao toque, bluetooth e memória interna de 800 MB; acendimento automático dos faróis; rodas em liga leve aro 18"; e luzes diurnas em LED.
No quesito segurança, o crossover incorporou dois airbags laterais e dois de cortina (além dos obrigatórios frontais); cintos de segurança de três pontos nos cinco assentos; e engate Isofix para cadeirinhas. O modelo, porém, não possui controles de estabilidade ou tração, navegador por GPS, assistente de partida em subida, trocas manuais das marchas por borboletas atrás do volante e sensores de luminosidade e chuva, dispositivos comuns nesta faixa de preço.
Visualmente, faróis dianteiros do novo Soul ficaram mais finos e os de neblina integrados ao conjunto que une entrada de ar e para-choque frontal. A grade superior foi substituída por um aplique fechado em black piano. A traseira ganhou faixas negras, que invadem o espaço das lanternas (que têm novo desenho), vidro traseiro e tampa do porta-malas.
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