Campos do Jordão (SP) A moda dos carros com estilo "off-road", mas com tração 4X2, chega ao compacto Fiesta. A Ford começa a vender na próxima semana um kit de acessórios fora-de-estrada que transforma o carro no Fiesta Trail. A nova versão chega para competir com modelos como o Volkswagen CrossFox, o Chevrolet Celta Off-Road e o Fiat Palio Weekend Adventure. Mas, diferente de alguns desses concorrentes, o carro não teve nenhuma mudança na mecânica, inclusive, a altura da suspensão foi mantida.
O kit Trail do Fiesta é formado por rack de teto, pára-choques de impulsão, estribos laterais, protetores dos pára-choques dianteiro e traseiro, adesivos "Trail" aplicados nas portas e na tampa traseira e pára-choques pintados em preto fosco. Segundo Rodrigo Lourenço, gerente de produto da Ford, os acessórios podem ser instalados em qualquer uma das versões hatch do Fiesta (1.0, 1.0 Supercharger e 1.6 Flex) e o serviço leva no máximo três horas. O preço sugerido do kit é de R$ 2,5 mil, já incluso o custo de mão-de-obra e instalação. Com isso, um Fiesta zero-quilômetro com o kit Trail teria um preço total variando entre R$ 30,5 mil (1.0) e R$ 34,7 mil (1.6 Flex).
Desenvolvido pelo fabricante de acessórios Keko, em parceria com a Ford, o kit traz rack produzido em aço tubular. Os estribos laterais e o pára-choques de impulsão também têm estrutura de aço tubular resistente e acabamento na cor cinza com detalhes contrastantes em preto. Essas peças também podem, opcionalmente, vir pintadas na cor preta.
Os protetores de pára-choques, na cor cinza, são de plástico e servem como proteção às extremidades do veículo contra batida de pedras. Há também três adesivos com a inscrição "Trail" aplicados na lateral das portas traseiras e no lado esquerdo da tampa do porta-malas. De acordo com o gerente de produto da Ford, a instalação de todos os acessórios do kit Trail acrescenta apenas 15 quilos aos Fiesta.
Concorrentes
O Fiesta Trail chega para competir com vários modelos "lameiros urbanos". A Fiat, por exemplo, oferece as versões Adventure do Palio Weekend, Strada e Doblò, todos com suspensão elevada em comparação ao modelo convencional. A GM comercializa o Celta e Montana Off-Road, este último com suspensão mais alta. Já a Volkswagen comercializa o CrossFox e as versões Crossover da Parati e Saveiro, bem como o Gol Rally (todos com suspensão mais alta). Além disso, existe a versão 4X2 do Ford EcoSport.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião