A Volkswagen do Brasil elaborou mais uma ação para marcar a despedida da Kombi, que terá a última unidade produzida no próximo dia 20, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Ela publicou em jornais e revistas do país uma campanha na qual a "Velha Senhora" se despede dos fãs em primeira pessoa. Desde que o fim do carro foi anunciado após 56 anos de produção nacional, a Volks abriu um site para receber histórias de pessoas que tiveram vivências memoráveis com o utilitário (kombi.vw.com.br/pt).
Entre os homenageados no "testamento" está Marco Aurélio César Rebuli, presidente do Kombi Clube Curitiba (KCC) o mais antigo fã-clube do carro em atividade e responsável por inúmeros eventos comemorativos e de culto ao modelo. "Sou apenas um pivô do esforço e da paixão de 700 associados do KCC, no Brasil e no exterior. Compartilho essa homenagem com eles, que sempre me apoiaram, afinal ninguém faz sucesso sozinho. Por isso agradeço a cada um dos associados", reconhece Rebuli, que também ganhou uma placa de bronze da VW com o emblema do clube.
Um dos eventos mais importantes organizados pelo colecionador foi o Logo Day, um mosaico gigante formado somente por diferentes versões da Kombi em festejo ao aniversário de produção do veículo no país. A edição mais recente ocorreu em agosto e o desenho criado foi um coração partido, simbolizando a tristeza dos admiradores e entusiastas pelo fim da van. Rebuli também é conhecido por sua Kombi laranja, batizada de Kasamenteira. O modelo Standard 1975 foi alterado e transformou-se em um espaçoso transporte para noivos e familiares.
No anúncio de despedida, a Kombi agradece também ao "Seu Nenê", que levou a "Komboza" "para ver a seleção brasileira jogar mundo afora"; ao australiano Jason Rehm, que viaja pelo planeta com a mulher e o filho em um modelo vermelho; a Noel Villas Bôas, filho do sertanista Orlando Villas Bôas, que rodou o Brasil em uma Kombi; e a Miriam Maia, que nasceu dentro de uma delas.
A VW disponibilizará um livro digital gratuito com as histórias relatadas no site da edição final. Para encerrar a despedida, um vídeo mostrará o modelo "voltando para casa" em janeiro de 2014.
Last Edition
Em setembro, a marca lançou a série especial Last Edition, uma produção limitada a 1.200 unidades, com preço sugerido de R$ 85 mil. A edição traz itens exclusivos como pintura tipo "saia e blusa", acabamento interno de luxo e elementos de design que remetem às inúmeras versões do veículo. As unidades são numeradas e têm placa de identificação.
Banco do PCC movimentou R$ 8 bilhões para financiar políticos e crime organizado
Bolsonaro se lança candidato e põe Michelle na disputa de 2026; assista ao Sem Rodeios
Venezuela acusa Brasil de “ingerência e grosseria” e convoca seu embaixador em Brasília
Moraes nega adiamento de audiência de réu do 8/1 com quadro psiquiátrico grave
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião