A KTM fez muito barulho ao apresentar a 1290 Super Duke R no Salão de Milão deste ano. E isso não é sentido figurado. Em um estande voltado para os modelos de tocada esportiva, a fábrica de Mattinghoffen (Áustria) fez questão de ligar o motor do seu novo protótipo para a assegurar a todos de que o som bestial termo utilizado em mais de uma ocasião pela marca ao se referir à nova moto que havia sido divulgado dias antes saía do escapamento Akrapovic do modelo ali presente.
Com linhas robustas e agressivas, o protótipo mostrado pela KTM conserva alguns traços da sua antecessora, como a forma poligonal do tanque de combustível, o chassi em treliça e as aletas laterais de formas triangulares. No mais, a rabeta mais alta, as saídas de escapes incorporadas abaixo do quadro dão a impressão de estarmos olhando para uma versão despida da superesportiva RC8 R que recebeu ainda um monobraço para segurar e exibir a estilosa roda traseira.
Embora a fábrica austríaca não tenha divulgado ainda nenhum dado concreto como a potência, torque ou mesmo o curso da suspensão, sabe-se que o protótipo partilha muitas características da RC8. Entre elas, está o propulsor de dois cilindros em "V" refrigerado a líquido de 1.195 cm³, que, segundo a KTM teve seu diâmetro retrabalhado para chegar às 1290cc que dão nome à naked.
A ausência de detalhes técnicos é compensada pela vasta lista de componentes de primeira linha. O protótipo da KTM endossa a vocação da marca para as pistas com diversas partes em carbono e feito em aço cromo-molibdênio. Além disso, a nova moto conta com suspensões WP desenvolvidas especialmente para ela, sendo monoamortecedor de ajuste a gás na traseira e garfo invertido na dianteira. Para segurar a fúria da nova moto, freios a disco com pinças Brembo em ambas as rodas.
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast