![KTM 990 Super Duke é pura diversão Pesando 186 quilos a seco, a 990 Super Duke é arrisca e sua pilotagem exige experiência | Doni Castilho/Agência Infomoto](https://media.gazetadopovo.com.br/2012/01/b3776e94d7f0d1c8faf83117b5e2dcd7-gpLarge.jpg)
Imagine que você pudesse fabricar sua própria motocicleta. Como você montaria a sua máquina e que componentes usaria? Com certeza vieram a sua cabeça as marcas mais conceituadas do segmento, como freios Brembo, rodas italianas da Marchesini e os famosos amortecedores da WP, marca que hoje pertence à KTM.
Pois foi isso que fez a KTM ao projetar a naked Super Duke 990. Pensando apenas no desempenho, a fábrica austríaca equipou a radical motocicleta com os melhores componentes disponíveis no mercado. Mas será que reunir tanta grife em uma motocicleta surte efeito positivo na pilotagem? Certamente, a resposta é sim!
Mesmo lhe cobrando por isso, seu preço sugerido é de R$ 49.990 a KTM 990 Superduke, vendida no Brasil, hoje é uma opção para quem deseja fugir de uma naked japonesa. Além das representantes nipônicas, leia-se Kawasaki Z1000, Honda CB 1000R e Suzuki B-King 1300, a MV Agusta Brutale 1090RR é uma concorrente direta neste segmento.
Herança esportiva
Embora seja uma naked, estilo caracterizado pela ausência de carenagem, a Super Duke 990 é equipada com um propulsor LC8 derivado da superesportiva austríaca RC8 R. Amansado e com menor capacidade cúbica, o motor produz 120 cavalos de potência a 9.000 rpm. Números que levam a Super Duke a romper facilmente os 160 km/h, sem precisar abrir o acelerador com muita vontade.
A grande característica deste motor, um bicilíndrico em V dispostos a 75°, com 4 válvulas por cilindro e duplo comando no cabeçote, é realmente o torque. Sem aerodinâmica, por se tratar de uma "moto pelada", o piloto não sente segurança em manter velocidades muito altas, mas sua aceleração é impressionante.
Entretanto, na cidade, essa motocicleta mostra todo seu lado "Super". São 10,20 kgfm de torque máximo a 7.000 rpm. Sim, a bordo da KTM Super Duke o piloto tem força à vontade em todas as faixas do motor. Aliás, essas particularidades fazem desta moto um "brinquedo" de gente grande. É fácil conduzi-la, mas levá-la ao extremo exigirá experiência e anos ao guidão.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Rosângela Moro defende união da direita para fazer frente a Lula e ao PT em 2026
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião