Torque
Motor passa por modificações
O motor tem a mesma base da moto de motocross, mas recebeu diversas alterações para se adaptar às trilhas. O duplo comando das quatro válvulas foi desenvolvido para oferecer mais rendimento em baixas rotações. Em resumo, a moto de motocross precisa de mais rendimento em altos giros, enquanto trilheiros e enduristas necessitam de torque e potência em baixos e médios regimes.
Outra novidade são os três mapas de gerenciamento do motor que adapta a motocicleta a diversos tipos de situação. O equipamento é de série, porém o seletor no guidão que permite a escolha de dois mapas pelo piloto durante uma trilha é opcional. Pesando apenas 28,5 kg, o propulsor ainda conta com partida elétrica e a pedal e a refrigeração é líquida.
Equipada com tanque de 9,5 litros, a KTM EXC-F 350 traz ainda um painel digital simples e protetores de mão em plástico super rígido de série. Lançada agora em maio, a nova moto de enduro e toda a linha EXC 2012 chega às lojas europeias no fim deste mês. Ainda não há previsão de preço e nem de quando essa 350 vai desembarcar no Brasil, porém como a KTM está oficialmente por aqui, espera-se que até o Salão Duas Rodas, em outubro, a EXC-F 350 já esteja disponível.
Reconhecida mundialmente como fabricante de motos off-road, a KTM lançou a linha 2012 de seus modelos destinados ao enduro e também às trilhas. Renovada, a família EXC, nomenclatura dada aos modelos de Enduro, conta com motores de dois a quatro tempos com capacidades que vão de 125 cc a 500 cc, todas repletas de novidades. Os chassis foram redesenhados, os motores ganharam importantes atualizações, assim como suspensões e freios, além de outras melhorias que visam deixá-las ainda mais dispostas a encarar todo tipo de terreno.
O lançamento mundial, realizado na montanhosa cidade de Barga, na região italiana da Toscana, proporcionou aos jornalistas a oportunidade de testar todos os modelos: desde a pequena e leve EXC 125 com motor dois tempos à enorme e potente EXC-F 500 com propulsor quatro tempos. Sede da equipe de enduro da KTM, as difíceis e "pedregosas" trilhas italianas servem ainda como local de teste e desenvolvimento dos modelos.
Apesar de apresentar sete modelos renovados, todas as atenções estavam voltadas para a inédita EXC-F 350. A KTM apostou na inusitada capacidade cúbica do motor no motocross e traz essa aposta agora para as trilhas e para o enduro. Todas as outras fábricas utilizam propulsores de 250 cc nas categorias de entrada e de 450 cc nos modelos maiores. Já a marca austríaca optou por desenvolver a 350 cc, especificamente para disputar a categoria MX1 do Motocross para motos dois tempos de 250 cc ou motos quatro tempos de até 450 cc. A escolha visa garantir uma entrega amigável de potência e torque sem perder muito em desempenho para as motos maiores.
A marca espera repetir o sucesso nos campeonatos de Enduro e também cair no gosto dos trilheiros. "Essa nova 350 é uma moto muito amigável. No off-road pesado, ela beneficia os amadores, já que é fácil de pilotar, tem uma boa entrega de potência e oferece boa tração. Tem torque suficiente para enfrentar uma subida íngreme, mas não exige tanto do piloto e não cansa tanto quanto a 450", explica Joachin Sauer, gerente de produto da KTM para o novo modelo.
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