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| Foto: Rodolfo BUHRER

Após o sucesso em setembro quando cravou a segunda posição entre os carros mais vendidos no país, o Renault Kwid sofreu um revés no mês de outubro, despencando no ranking geral de emplacamentos da Fenabrave (associação que reúne as concessionárias do país). O subcompacto foi apenas o 17.º colocado com 3.926 unidades negociadas, bem distante dos 10.359 de setembro.

Mas o que teria acontecido para uma diferença tão grande assim ? A resposta pode estar em dois possíveis defeitos de fábrica: no sistema de freios traseiros e na luz de freios. Isso teria feito a Renault e as concessionárias a não realizaram a entrega de carros já faturados para os clientes, conforme informou um funcionário de uma loja de Curitiba.

O número total de defeitos, no entanto, pode ser ainda maior segundo fontes ouvidas pelo site Jornal do Carro. Somaria cinco problemas, o que teria feito a Renault ter chamado de volta à fábrica para uma reavaliação os modelos que já estavam a caminho das autorizadas - fala-se até em contratempo com um fornecedor.

O volume total de veículos ‘recolhidos’ chegaria a 3,3 mil exemplares. Confirmou apurou o site Quatro Rodas, o problema nos freios seria uma deterioração prematura dos espelhos (panelas) do dispositivo traseiro, responsável por fixar o cilindro do freio e as sapatas.

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Em nota (leia abaixo), a montadora negou tais informações, mas admitiu que realiza a verificação nos freios de algumas unidades do Kwid

Em função de um procedimento adotado no transporte entre a fábrica e a concessionária, a Renault está realizando uma verificação no sistema de freio traseiro de algumas unidades de Kwid. A verificação é realizada de forma preventiva e não há registro de nenhuma ocorrência com cliente.

Ou seja, isso explicaria o desempenho bem abaixo das expectativas, após desbancar nomes de peso como Hyundai HB20Ford Ka. Lembrando que os números anteriores e os atuais ainda são relativos às entregas a consumidores que efetuaram a compra na pré-venda.

Nas lojas, a fila de espera do Kwid já ultrapassa a 90 dias. O motivo continua sendo a alta demanda pelo subcompacto, que acaba de ter os preços reajustados nas versões Zen (intermediária) e Intense (topo).

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Compass assume o topo em 2017

Se o Kwid não conseguiu manter a desenvoltura nas vendas por dois meses seguidos, o mesmo não acontece com o Jeep Compass, que tem emplacado uma ótima sequência. Em outubro, o utilitário médio desbancou o Honda HR-V da liderança do segmento de SUVscrossovers no acumulado do ano.

O Compass somou 4.963 exemplares licenciados, seu recorde mensal em 2017, totalizando 39.489 unidades emplacadas desde janeiro. O HR-V entregou 4.488 unidades no mês passado, fechando com 39.414.

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Na topo do ranking geral continua a brilhar o Chevrolet Onix, que contabilizou 18.322 exempleras vendidos, praticamente o dobro do segundo colocado, o Ka, com 9.689. O HB20 fecha o pódio com 8.878.

Confira o top 30 de outubro:

Modelos Outubro em 2017
1. Chevrolet Onix 18.322 152.538
2. Ford Ka 9.689 77.945
3. Hyundai HB20 8.878 88.242
4. VW Gol 6.280 61.575
5. GM Prisma 6.203 57.238
6. Toyota Corolla 5.934 54.085
7. Fiat Mobi 5.407 44.305
8. Fiat Strada 5.392 42.672
9. Jeep Compass 4.963 39.488
10. Honda HR-V 4.488 39.414
11. VW Saveiro 4.330 35.529
12. Fiat Argo 4.159 17.322
13. Fiat Toro 4.122 42.547
14. Renault Sandero 4.081 59.641
15. Hyundai Creta 4.027 32.362
16. VW Voyage 3.964 33.924
17. Renault Kwid 3.926 17.528
18. Toyota Etios 3.805 34.857
19. Nissan Kicks 3.556 25.711
20. Ford EcoSport 3.254 24.785
21. VW Fox/ CrossFox 3.091 37.744
22. Jeep Renegade 3.017 31.566
23. Hyundai HB20S 2.831 25.918
24. Toyota Etios sedã 2.769 25.563
25. GM S10 2.690 24.912
26. Toyota Hilux 2.662 27.238
27. Nissan Versa 2.570 17.320
28. Honda Fit 2.505 19.956
29. Ford Ka+ 2.480 22.645
30. VW up! 2.332 28.932
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