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O ano de 2017 marcou a retomada do setor automotivo depois de uma grave crise que começou há 4 anos e derrubou as vendas no mercado pela metade. De quarto maior consumidor de automóveis no mundo até 2015, o Brasil entrou este ano à beira de sair do ‘top 10’. 

Mesmo com a forte retração, as principais montadoras mantiveram seus investimentos e lançaram várias novidades. Os SUVs, mais uma vez, ditaram a preferência dos consumidores, mas novidades de outros segmentos deram o que falar, como o Renault Kwid e o Volkswagen Polo

A legislação de trânsito também foi notícia frequente. Novas leis mexeram com o humor do brasileiro, além de mudanças na CNH para tornar o seu uso mais seguro e digital.

Confira a seguir os principais acontecimentos no setor automotivo em 2017:

JANEIRO

Chevrolet manda no mercado

Chevrolet começou o ano como terminou em 2016: a líder em vendas no Brasil, após quebrar a hegemonia da Fiat que durava 13 anos . 

O grande responsável por manter a GM no topo foi o Onix, que assumiu em dezembro de 2015 o posto de ‘o carro mais vendido no país’ e não largou mais. Fechará 2017 com o tricampeonato e a impressionante marca de vender sozinho neste ano o mesmo que a soma dos segundo e terceiro colocados (Hyundai HB20Ford Ka).

FEVEREIRO

Visual não é tudo

O segmento de SUVscrossovers continuava em ebulição. Foi a vez do Renault Captur chegar ao mercado. O belo visual não foi suficiente para cativar o consumidor, que não deu a resposta nas lojas esperada pela marca. O modelo terminará 2017 na 9ª posição em vendas, atrás até do irmão Duster.

>>Renault Captur entra na briga dos SUVs

A chegada do câmbio CVT para a motorização 1.6 em julho deu uma ligeira melhorada na procura.

MARÇO

O mais seguro no país

Volkswagen Golf encara o Latin NCap, que avalia o grau de segurança nos veículos vendidos no Brasil por meio de testes de colisão e nível de equipamentos. 

>>Teste de colisão: Golf é o carro mais seguro do país; veja top 10

É o primeiro modelo a receber cinco estrelas (nota máxima) depois que os testes ficaram mais rigorosos. Passou a ser o carro mais seguro no país.  Recentemente, o VW PoloToyota Corolla também gabaritaram no Latin NCap.

O novo queridinho

Após registrar boas vendas desde o lançamento em outubro de 2016, o Jeep Compass, desbanca o Honda HR-V do posto de ‘o SUV queridinho do Brasil’. 

>>Compass atropela o HR-V e salta no ranking de vendas

Apesar do porte maior e da motorização mais forte, o Compass tem preço de entrada bem próximo às versões mais caras do HR-V. Fechará 2017 como campeão do segmento, com mais de 2 mil unidades vendidas de vantagem para o Honda.

Hatch anabolizado

Honda lançou um crossover compacto posicionado acima do Fit. O compartilhamento da mesma plataforma, motor, câmbio, painel e algumas peças, lhe renderem o apelido de ‘Fitão’. 

WR-V é a porta de entrada para para os carros altinhos. Modelo traz suspensão reforçada e herda as qualidades do Fit

>>Veja se o Honda WR-V é uma boa compra ou não

O visual é contraverso, mas longe de ser feio. A marca poderia só ter trabalhado melhor o conjunto faróis, grade e para-choque. Vende em média 1.500 unidades por mês, bem próximo do volume previsto pela montadora.

Líder renovado

Nadando de braçadas no segmento, longe de ser incomodado pelos rivais, o Corolla ganhou uma atualização que o deixou mais jovial. Aproveitou para incluir os controles de estabilidade e de tração, já presentes nos novos Honda CivicChevrolet Civic

>>Confira o que mudou no novo Toyota Corolla

Impressiona o sucesso de vendas do carro, sempre figurando entre os mais emplacados no país, mesmo custando próximo a R$ 100 mil. 

MAIO

Campeão é reprovado 

Em sua segunda passagem pelo programa do Latin NCap, agora bem mais rigoroso nas avaliações, o Chevrolet Onix decepcionou. O carro mais licenciado no Brasil tirou nota zero após as provas de impacto lateral - obrigatórias nos testes desde 2016.

A proteção para adulto foi o responsável pela reprovação. Como consolo, ganhou estrelas (de um total de cinco) na proteção a crianças.

>>Onix tira nota zero em teste de colisão e Proteste quer carro fora das lojas

Proteste - associação nacional de defesa do consumidor - chegou a pedir a retirada do modelo do mercado. Mas, o Onix não só continuou nas lojas como atropelou a concorrência no ranking nacional de vendas.

Aposta alta

A Fiat lançou sua principal aposta para voltar ao topo do ranking de vendas no Brasil, perdido para a Chevrolet em 2015. O Fiat Argo substituiu de uma só tacada Palio e Punto, com um projeto totalmente novo.

>>Fiat aposta no Argo para voltar a brigar pelo topo

Já figura entre os 15 mais vendidos do país e logo deve superar o  como o best seller da marca, principalmente quando estrear em 2018 a nova versão de entrada, a partir de R$ 43.990.

JUNHO

Ela estará de volta

E não é que a Kombi irá ressuscitar! E sob a forma de um van futurista com motor elétrico e condução autônoma. A Volkswagen confirmou a volta do icônico modelo, comercializado durante 63 anos e aposentada em 2013. 

>>Volkswagen oficializa a volta da Kombi 

A versão moderna com traços saudosistas é baseada no conceito I.D. Buzz e se chamará Microbus. A chegada ao mercado foi confirmada em junho pela Volkswagen e antecipada de 2025 para 2022.

Peugeot 3008 - 250 unidades por mês (limite)

A Peugeot tem um outro tipo de limite, este imposto por causa da capacidade de produção da fábrica em Sochaux (França). Como o foco é abastecer toda a Europa, a PSA Brasil não pode importar mais do que 250 unidades por mês. Por enquanto, estão um pouco abaixo disso, com uma média de 140 unidades mensais.

JULHO

Picape de luxo

A Mercedes-Benz se rendeu ao universo das picapes e revelou o primeiro modelo de uma marca alto luxo no segmento. A Classe X será produzida também na Argentina e cruzará a fronteira para o mercado brasileiro em 2019.

>>Mercedes revela a Classe X, a primeira picape de luxo da história; assista

Desenvolvida a partir da plataforma da nova Nissan Frontier, da qual também derivou o Renault Alaskan - a estrear por aqui no ano que vem. De porte médio, tentará atrair os consumidores de Chevrolet S10Ford Ranger, Toyota HiluxMitsubishi L200, além da própria FrontierAlaskan.


Ford EcoSport - 4 mil unidades por mês

Antes da reestilização, o EcoSport estava perdendo espaço. O antigo líder entre os SUVs compactos foi ultrapassado pelos novos rivais e mal chegava a 2 mil unidades. A renovação fez bem, pois voltou a passar das 3 mil unidades emplacadas mensalmente e manteve esse ritmo desde o lançamento. A Ford não divulga meta de vendas, mas ouvimos que queriam chegar a 4 mil veículos por mês, ou seja, na média do que os líderes Hyundai Creta e Honda HR-V emplacam.

AGOSTO

SUV dos compactos

A ação de marketing feito pela Renault antes do lançamento transformou o Kwid num fenômeno. O ‘SUV dos compactos’, como a montadora preferiu chamá-lo nos comerciais, atraiu só na pré-venda quase 15 mil compradores. 

Lançado oficialmente em agosto, o resultado apareceu em setembro. Desbancou o Hyundai HB20 e assumiu o segundo lugar em vendas no país, atrás apenas do Onix.

>>Kwid vira vice-líder em vendas e faz Renault ter marca histórica

Porém, o desempenho não se repetiu nos meses seguintes. A Renault fez um recall e segurou a distribuição do modelo, devido a problemas no sistema de freios e no tanque de combustível que afetaram todas as unidades vendidas até então.

SETEMBRO

Retorno do felino

A Puma Automóveis anunciou o retorno de um dos esportivos fora de série mais cultuados da indústria brasileira. O Puma será novamente fabricado e as 10 primeiras unidades produzidas estavam previstas para serem entregues agora em dezembro. Cada uma ao preço de R$ 150 mil. 

>>Após 30 anos, o clássico Puma voltará às ruas

A nova geração do clássico foi batizada de Puma GT Lumimari e marca as comemorações de 50 anos da marca. A versão moderna virá equipada com motor 2.4 flex de quatro cilindros, que rende 180 cv e 25 kgfm de torque.

OUTUBRO

Padrão europeu

O lançamento mais badalado da Volkswagen no ano estreia nas lojas. A sexta geração do Polo chega com status de padrão europeu. 

Destaque para o painel 100% digital disponível como opcional na versão mais cara e o motor 1.0 TSI, de 128 cv, casado com o câmbio automático de seis marchas. É o primeiro 1.0 turboflex do mundo com esse conjunto mecânico. 

>>Os itens de série e opcionais de cada versão do novo Polo

O modelo acabou fechando 2017 com o título de o ‘Carro do Ano’, na eleição da AutoEsporte, a mais conceituada do setor.

Causa nobre

Pelo quarto ano seguido acontece o Outubro Rosa Curitiba, evento beneficente que se transformou na maior ação solidária envolvendo a marca Harley-Davidson na América Latina.

Nesta edição, o evento reuniu na capital paranaense harleyros de 150 municípios de 11 estados brasileiros. O volume arrecadado com doações e iniciativas para arrecadar dinheiro chegou a R$ 2 milhões. Quantia revertida para o Hospital Erasto Gaertner, referência no tratamento de câncer.

>>Confira imagens do Outubro Rosa Curitiba

Chevrolet Equinox

O substituto do Captiva  é uma dos SUVs mais modernos do mercado, com um empolgante motor 2.0 turbo de 262 cv, o mesmo do Camaro norte-americano. 

Ele estreou na versão topo de linha Premier, a R$ 149.990, mas  já incorporou a configuração LT, que custa R$ 15 mil a menos e perde alguns itens de assistência semi-autônoma ao motorista.

>>Todos os detalhes da versão topo de linha Premier

Chama atenção o enorme porta-malas de 847 litros, sem a necessidade de rebater os bancos traseiros.

NOVEMBRO

Agora também no celular

CNH digital é lançada em Goiás, o primeiro estado a aderir ao novo sistema. O documento é baixado no celular e substitui a versão de papel, que continua em vigor.

>>Veja como funciona a CNH-e

Distrito Federal também já adotou a modalidade eletrônica e até fevereiro do próximo ano todos os Detrans estaduais deverão disponibilizar a carteira eletrônica.

Sedã do Argo

Fiat revela as primeiras imagens do Cronos. O sedã do Argo, mas com um visual mais esportivo, será lançado oficialmente em fevereiro de 2018. 

Ele substituirá de uma só vez o Linea e o Siena, que já foram aposentados pela montadora. O novo sedã da Fiat irá travar um duelo no segmento com o Volkswagen Virtus (que estreia em janeiro de 2018), além de Chevrolet CobaltHonda CityToyota Yaris (este chega no segundo semestre do próximo ano).

Sedã do Polo 

Volkswagen também terá uma variante sedã para o Polo. O Virtus ocupará o espaço entre o VoyageJetta, com porte e tecnologia mais próximas do irmão maior. 

A semelhança com o Polo vai até as portas traseiras. A partir dali tudo é novo. E novo mesmo, pois não há nenhum outro sedã da montadora que traga os mesmos elementos.

>>Volks revela o inédito Virtus, o sedã do Polo com porte de Jetta

Adotará o propulsor 1.0 TSI (turboflex e com injeção direta), de 128 cv e 20,4 kgfm, associado ao câmbio automático, além do 1.6 flex, de 117 cv, no câmbio manual.

O adeus do veterano

Uma trajetória de 21 anos chegou ao fim. A segunda geração do Fiat Palio, chamada de Novo Palio e lançada em 2011, teve a produção finalizada, assim como havia ocorrido na virada do semestre com as linhas Fire e Way (já destinadas a frotistas). 

As versões com motorizações 1.4 e 1.6 também já haviam se despedido do mercado recentemente, e faltava apenas a 1.0.

>>Fiat Palio dá adeus após duas décadas; veja quem mais partiu em 2017

A aposentadoria do hatch abre espaço de vez para que a Fiat concentre suas fichas no Argo, o modelo que deverá assumir o papel de best-seller da marca em breve.

DEZEMBRO

A lenda chegou

Ford finalmente traz para o Brasil o lendário Mustang, antes vendido por aqui apenas por lojas independentes. Por enquanto, o puro sangue norte-americano está no período de pré-venda, com o lançamento previsto para março.

O esportivo virá em versão única Premium GT, com motor V8 5.0 e muita sofisticação, para duelar com o eterno rival Chevrolet Camaro. O preço anunciado pela Ford já é uma provocação ao rival: R$ 299 mil. 

>>Todos os detalhes do novo Mustang, que chega oficialmente ao Brasil

Camaro SS parte de R$ 310 mil na carroceria cupê e de R$ 345 mil, na conversível. Por enquanto, o Mustang virá apenas na configuração cupê. 

Agora é oficial

A inspeção veicular, prevista pelo Código Brasileiro de Trânsito, passará a ser obrigatória em todo o país a partir de 2020. A vistoria tem por objetivo verificar as condições de segurança e de emissões de poluentes dos veículos.

>>Agora é lei: inspeção veicular será obrigatória em todo o país

O início das inspeções ainda não está definido, mas, segundo o Contran, os Detrans devem apresentar até julho de 2018 um cronograma com as datas por tipo de veículo e final da placa.

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