Chery Alfa- O projeto antecipa o visual dos futuros modelos da marca. Segundo a Chery, o design é inspirado nos elementos da antiga arquitetura chinesa. O sedã conceitual, que substituirá o Arrizo 5 (vendido no mercado asiático) é impulsionado por um motor 1.6 turbo, com transmissão automatizada de seis velocidades e dupla embreagem. A previsão é de que esteja nas ruas em dois anos| Foto: Divulgação
Renault Kwid- O crossover une tecnologia com versatilidade. As portas se abrem na forma de asas, enquanto o quadro de instrumentos e volante ficam no centro da cabine, fazendo com que motorista dirija sentado entre os passageiros da frente. Destaque para a presença de um drone conectado ao carro. O veículo aéreo pode enviar imagem em tempo real e assim mostrar a situação do trânsito, tirar fotos de paisagem ou detectar obstáculos pelo caminho
Toyota FCV- É o rival da Honda FCEV, que também aposta no hidrogênio como combustível. Ele é movido pela energia elétrica proveniente da reação eletroquímica entre hidrogênio e oxigênio. Em contrapartida, o sistema libera apenas água por uma válvula localizada na parte inferior do veículo – não há escapamento no FCV. O carro pode rodar 700 km sem o reabastecimento e atingir velocidade máxima de 170 km/h. Ele chega às ruas dos EUA e Japão em 2015
Nissan Kicks- O conceito faz sua estreia mundial em São Paulo. É um exercício de SUV compacto, desenhado para atender o público brasileiro, inclusive com uma futura produção nacional em Resende (RJ), dividindo espaço com New March e New Versa. Cogita-se que o utilitário surja antes da Olimpíada de 2016, no Rio, evento patrocinado pela marca japonesa. O Kicks será um pouco menor que o ‘primo’ Duster e maior que o EcoSport
Suzuki Crosshiker- O protótipo vem equipado com um motor 1.0 litro de três cilindros, associado ao sistema start/stop e regeneração de energia. Todos esses componentes que valorizam a eficiência, aliados aos seus ‘apenas’ 810 quilos, possibilitam que ele rode 32 km/l. O crossover de porte bastante compacto, semelhante ao do Jimny, transporta até quatro pessoas. No interior, o painel de instrumentos possui três telas e o volante lembra o manche de um avião
Mitsubishi GC PHEV- O SUV é um híbrido plug-in equipado com um motor V6 3.0, aliado a um elétrico de 95 cv. O pacote tecnológico oferece navegação similar a de tablets. É possível programar a rota a seguir, interagir com o veículo e acessar a internet. Ele não possui retrovisores e tudo pode ser visto através de câmeras espalhadas pela lateral. O modelo consegue detectar a aproximação de outros veículos e pedestres em rota de colisão e projetar os alertas no parabrisa
Honda FCEV- O design futurista, de aerodinâmica marcante e rodas traseiras encobertas, não é o único chamariz do Honda FCEV concept. O modelo se destaca também por apresentar um sistema movido a célula de combustível (hidrogênio), capaz de levá-lo a 482 km sem reabastecimento. A recarga completa leva apenas três minutos. A potência é de 134 cv. Trata-se de uma prévia de um veículo que chegará ao mercado dos Estados Unidos e do Japão em 2015
Audi Urban Concept- Apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt, em 2011, o carro urbano alemão foi criado para rivalizar com Renault Twizy. Porém, o francês entrou em produção e o alemão não. O modelo traz dois motores elétricos de 20 cv, alimentados por uma bateria de 7,1 kWh. A autonomia é de 70 km, ideal para rodar nas grandes cidades. As rodas de 21
Toyota FV2- Destinado a um único passageiro, o modelo não possui as portas tradicionais com maçanetas: para abri-lo, é necessário apenas um leve toque sob sua superfície. Para conduzi-lo, nada de volante. Basta o motorista movimentar o corpo na direção desejada que o veículo segue o comando. O conceito também lê as emoções do condutor e responde mudando de cor. Se o motorista estiver estressado, partes do carro ficarão vermelhas. Se for o contrário, predomina o azul
Honda NSX II- Modelo que contou com a ajuda do tricampeão de F- 1 Ayrton Senna em seu desenvolvimento, na década de 1990, o NSX seguiu em linha até 2005, quando foi aposentado. Ressuscitado em 2012 como conceito da marca de luxo Acura, agora ganha o emblema da Honda, às vésperas de entrar em produção. O superesportivo híbrido traz um motor V6 3.0 sobrealimentado por dois turbos e outros três propulsores elétricos

Além de ser palco de lançamentos que chegarão ao mercado, os salões também são uma espécie de laboratório para as montadoras. Ali elas exibem com pompa suas ‘invenções’ que mais parecem ter saído dos filmes de ficção científica. São projetos que abusam das emoções de quem os veem, seja no plano visual, tecnológico e, principalmente, nas soluções de energia limpa e matéria-prima amigável ao meio ambiente. Na edição 2014 da feira paulista, o número de carros-conceito e protótipos não caberia apenas nesta página. Por isso, selecionamos alguns exemplares do futuro, que, na verdade, não parecem tão distante assim de serem vistos pelas ruas em breve

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O jornalista viajou a convite da Anfavea