O universo off road está conquistando cada vez mais novos adeptos. Uma boa prova disto aconteceu no último fim de semana em Curitiba, quando a Copa Troller reuniu quase 200 carros e com uma boa parcela de motoristas estreando neste segmento.
Geralmente quem pratica o off road recomenda o ingresso neste mundo. Dizem que é o melhor remédio contra o estresse e também uma boa forma de se divertir junto com a família e fazer novas amizades.
Porém, antes de colocar na garagem um veículo com tração 4X4, que tanto pode ser um jipe, um utilitário esportivo ou até mesmo uma picape, o consumidor deve analisar bem as opções que estão sendo oferecidas atualmente pelo mercado. Se além das trilhas, o veículo também será utilizado para o trabalho pesado as opções devem ser direcionadas para as picapes. Entre as marcas nacionais, incluindo modelos produzidos na Argentina, aparecem a Ford Ranger, Toyota Hilux, Chevrolet S10, Nissan Frontier e Mitsubishi L200. São oferecidas com diferentes opções de motores e nas configurações de cabine simples e dupla.
Caso o veículo 4X4 seja destinado para o dia-a-dia e diversão no fim de semana, as opções nacionais incluem o Troller T4, Mitsubishi Pajero TR4, Ford EcoSport 4WD, Chevrolet Blazer, Nissan XTerra, Defender 110 e Defender 130. Após a escolha por um destes carros, o consumidor que nunca tenha dirigido um veículo 4X4 antes deve ter em mente que vai sentir as diferenças em relação a um carro convencional. A começar pela maior altura do solo, posição diferenciada ao dirigir e peso adicional associado à tração nas quatro rodas.
Caso o futuro do veículo escolhido seja passar grande parte de sua vida útil cruzando campos, rios, lama e florestas é de vital importância que o proprietário tenha total conhecimento de sua capacidade off road como, por exemplo, altura do solo, ângulos de entrada e saída além de pneus especiais.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast