Fatia
Ford se distancia no bloco das grandes e Renault encosta
Os números de novembro revelam uma nova configuração no ranking de vendas por marca no Brasil. Pelo menos no mês passado ficou bem determinados três blocos: três grandes (Fiat, Volkswagen e GM, com participação em torno de 20%), duas médias (Ford e Renault, com menos de 10%) e as pequenas, com menos de 5%. É visível a queda da Ford e a ascensão da Renault. Mas a marca norte-americana se manteve na quarta posição, com 8,86%, e a francesa ficou em quinto lugar, com 7,19%. No acumulado do ano, no entanto, a Ford mantém uma boa distância da sua concorrente: tem 9,22%, contra 5,58% da Renault.
O destaque deste mês é a boa posição da Nissan, que ficou em oitavo lugar, na frente da Peugeot e da Citroën, graças à aceitação dos novos lançamentos, March e Versa. No total, a Nissan vendeu 7.931 unidades em novembro. A Kia, que figurou entre as dez mais nos últimos meses, caiu para a 13ª posição, com vendas de apenas 4.844 unidades (a média mensal da marca no ano é de 6.565). E a Mercedes-Benz voltou a ficar na frente das duas chinesas (JAC e Chery), vendendo 1.984 unidades.
O número de emplacamentos em novembro divulgado pela Fenabrave (associação que reúne os distribuidores de automóveis) confirmou o sucesso de vendas dos principais lançamentos no mercado brasileiro este ano. Destaque para a disparada de Chevrolet Cruze, que emplacou 2.823 unidades, Volkswagen Jetta (2.325), Nissan March (2.261) e Renault Fluence (1.693).
Com esse volume, o Cruze passa a ocupar o 20.º lugar e o Jetta a 24.ª posição no ranking de vendas do mês, acima do Honda Civic, que estreia a nova geração somente na segunda quinzena de janeiro, mas ainda bem atrás do Toyota Corolla (13.º colocado, com 5.174 unidades emplacadas), líder do segmento dos sedãs médios no país.
O Hyundai Veloster, que chegou às lojas em setembro, perdeu participação de mercado, caindo de 1.929 unidades em outubro para 1.306 unidades em novembro. No segmento de comerciais leves, a surpresa foi Renault Duster, que assumiu a liderança entre os utilitários esportivos compactos feitos no país, emplacando 3.876 unidades, 1.120 a mais que o Ford EcoSport, que fechou em 2.756 veículos registrados. Isso mostra que a longa hegemonia do jipinho da Ford começa a ser ameaçada por um concorrente de peso.
Enquanto que no segmento dos sedãs compactos o Nissan Versa emplacou 824 unidades em seu primeiro mês cheio de vendas, o recém-lançado Chevrolet Cobalt, prometido para meados do mês passado, ainda não chegou às concessionárias da rede em novembro foram emplacadas apenas 81 unidades.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião