Fatia
Ford se distancia no bloco das grandes e Renault encosta
Os números de novembro revelam uma nova configuração no ranking de vendas por marca no Brasil. Pelo menos no mês passado ficou bem determinados três blocos: três grandes (Fiat, Volkswagen e GM, com participação em torno de 20%), duas médias (Ford e Renault, com menos de 10%) e as pequenas, com menos de 5%. É visível a queda da Ford e a ascensão da Renault. Mas a marca norte-americana se manteve na quarta posição, com 8,86%, e a francesa ficou em quinto lugar, com 7,19%. No acumulado do ano, no entanto, a Ford mantém uma boa distância da sua concorrente: tem 9,22%, contra 5,58% da Renault.
O destaque deste mês é a boa posição da Nissan, que ficou em oitavo lugar, na frente da Peugeot e da Citroën, graças à aceitação dos novos lançamentos, March e Versa. No total, a Nissan vendeu 7.931 unidades em novembro. A Kia, que figurou entre as dez mais nos últimos meses, caiu para a 13ª posição, com vendas de apenas 4.844 unidades (a média mensal da marca no ano é de 6.565). E a Mercedes-Benz voltou a ficar na frente das duas chinesas (JAC e Chery), vendendo 1.984 unidades.
O número de emplacamentos em novembro divulgado pela Fenabrave (associação que reúne os distribuidores de automóveis) confirmou o sucesso de vendas dos principais lançamentos no mercado brasileiro este ano. Destaque para a disparada de Chevrolet Cruze, que emplacou 2.823 unidades, Volkswagen Jetta (2.325), Nissan March (2.261) e Renault Fluence (1.693).
Com esse volume, o Cruze passa a ocupar o 20.º lugar e o Jetta a 24.ª posição no ranking de vendas do mês, acima do Honda Civic, que estreia a nova geração somente na segunda quinzena de janeiro, mas ainda bem atrás do Toyota Corolla (13.º colocado, com 5.174 unidades emplacadas), líder do segmento dos sedãs médios no país.
O Hyundai Veloster, que chegou às lojas em setembro, perdeu participação de mercado, caindo de 1.929 unidades em outubro para 1.306 unidades em novembro. No segmento de comerciais leves, a surpresa foi Renault Duster, que assumiu a liderança entre os utilitários esportivos compactos feitos no país, emplacando 3.876 unidades, 1.120 a mais que o Ford EcoSport, que fechou em 2.756 veículos registrados. Isso mostra que a longa hegemonia do jipinho da Ford começa a ser ameaçada por um concorrente de peso.
Enquanto que no segmento dos sedãs compactos o Nissan Versa emplacou 824 unidades em seu primeiro mês cheio de vendas, o recém-lançado Chevrolet Cobalt, prometido para meados do mês passado, ainda não chegou às concessionárias da rede em novembro foram emplacadas apenas 81 unidades.
Projetos paralelos de poder de Janja e Dino podem dificultar a reeleição de Lula
De aborto a Gusttavo Lima: o que você perdeu enquanto estava curtindo as festas de fim de ano
Soldado de Israel em férias no Brasil vira alvo da PF e recebe apoio de Bolsonaro
Concessões e PPPs atraem R$ 372 bilhões em investimentos privados até 2029
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast