São Paulo A Renault do Brasil esteve presente na 15.ª edição da Feira Nacional do Transporte em São Paulo (Fenatran) com sua linha completa de veículos utilitários do mercado brasileiro, composta pelo Kangoo Express e a família Master (Furgão, Chassi Cabine e Minibus). Em seu estande, estava a linha de veículos transformados com destaque para o conceito Master Chassi Cabine Dupla, ideal para as empresas de telefonia, saneamento, setor elétrico e de televisão a cabo.
A Volvo compareceu com a nova linha de caminhões VM, FM8X4 e a linha H, que recebeu modificações para tornar os caminhões pesados da marca ainda melhores. Todos os caminhões da Volvo estão agora com motorização eletrônica. A empresa divulgou que a partir de janeiro, começa a comercializar o cavalo mecânico VM, na configuração de eixos 4X2, com motor eletrônico de 310 cv, além de inúmeros opcionais em três pacotes de acabamento e sua cabine leito.
A Mercedes-Benz destacou dois modelos de caminhões: o semipesado Atego 2425 e o extrapesado Axor 2644 Black Edition. Esta série especial terá edição limitada, com a produção de apenas 15 unidades de cada modelo, reforçando a exclusividade. Na configuração destes caminhões foram utilizados vários itens que estão disponíveis como item de série e opcionais na linha de produtos da marca. O modelo 2425, que é equipado com o motor eletrônico OM 906 LA de 245 cavalos, oferece a maior plataforma de carga do mercado, com peso bruto total de 24.100 quilos. Já o Axor 2644, lançado em junho deste ano, foi o primeiro extrapesado rodoviário com tração 6X4 e cabina avançada da Mercedes-Benz. Seu motor é o OM 457 LA eletrônico de 428 cavalos.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus destacou a linha de caminhões Constellation, formada pelos modelos VW Titan Tractor 19.320, VW 17.250 e VW 24.250. Juntamente com os veículos leves Delivery e os novos modelos de caminhões Worker. Agora, a Volkswagen passa a atuar em todos os segmentos do mercado de 5 a 45 toneladas de peso bruto total , oferecendo uma das mais versáteis linhas de produtos de todo o mundo.
A Fiat compareceu com toda sua linha de veículos comerciais: Ducato, Doblò, Fiorino, Strada e Uno Furgão. Outros modelos da marca também marcam presença como o Marea e o recém-lançado Idea. O novo monovolume apareceu nas versões Polícia Rodoviária e Polícia Federal Escudo Blindado, que traz toda a dianteira do modelo com proteção à prova de bala para utilização da polícia em confrontos. O Ducato foi mostrado nas versões ambulância, livraria/papelaria itinerante, loja de roupas móvel, transporte de passageiros nas versões executiva e off road, transporte de móveis e de cargas express.
O novo caminhão P340, com motor eletrônico de 11 litros e 340 cavalos de potência, é o lançamento da Scania na Fenatran. Indicado para o transporte de médias a longas distâncias de cargas, o P340, em sua configuração básica, está com o preço especial de R$ 247 mil. A Scania é um dos líderes mundiais na fabricação de caminhões pesados, ônibus e motores industriais e marítimos. Sua atuação estende-se por mais de 100 mercados e cerca de 95% de suas vendas ocorrem fora da Suécia, seu país de origem.
O destaque da Iveco no evento ficou por conta da nova gama de caminhões pesados. O Stralis, que era vendido no Brasil na versão HD 450S38T, de 380 cv, importado da Argentina, começou a ser produzido na fábrica de Sete Lagoas e passa a ser oferecido como uma família de produtos. A Iveco lançou ainda o modelo HD 450S38T em luxuosa e limitada edição de 100 unidades, batizada de Série Especial Brasil.
Comemorando 40 anos de fundação, a Agrale mostrou a sua linha de caminhões E-Mec, cujos destaques são os os modelos 8500 VLC (veículo leve de carga) e o 8500 E-Mec destinado para o transporte urbano.
Além de anunciar a produção de um novo carro nacional para 2008, a Ford aproveitou a Fenatran para lançar nove caminhões da linha Cargo com motor eletrônico e apresentar os modelos F-350 e F-4000 com o novo motor mecânico. Ainda como novidade, a marca realizou o pré-lançamento da Nova Ranger com preparação para instalação de kit de gás natural.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast