Há 7 anos o inédito Range Rover Evoque revolucionava o tradicional design quadradão da Land Rover com um visual moderno e cheio de curvas. Virou referência entre os SUVs e agora ganha a maior reestilização da sua história.
Desta vez o Evoque não lança tendência, mas sim incorpora elementos de outros veículos da montadora inglesa. A inspiração veio dos irmãos maiores Velar e o Discovery Sport. O lançamento da nova versão no Brasil está previsto para o segundo semestre de 2019, só que importado - atualmente é montado em Itatiaia (RJ).
>> Avisar de blitz policial nas redes sociais pode virar crime
O repaginado Evoque ganhou faróis e lanternas ainda mais finas, seguindo projeto do Velar. As maçanetas agora ficam embutidas e só surgem na hora de destravar o carro.
A dianteira parece mais alta por conta dos novos para-choques mais arredondados. Porém, as linhas de cintura ascendente e de teto descendente, já tradicionais, foram mantidas.
O chassi escolhido para integrar o modelo é 13 % mais leve do que o antigo, o que ajuda a reduzir ruídos e vibrações na cabine. A distância entre-eixos foi aumentada em 2 cm, proporcionando mais espaço. O porta-malas também ficou maior e passa a levar até 591 litros de bagagem.
>> Vantajoso? Diferença de 70% nos preços entre gasolina ou etanol já não vale mais
No interior, as influências do Velar são claras, como no volante, painel de duas telas e central multimídia. Segundo a Land Rover, o revestimento internamento foi mais refinado com materiais nobres.
A mudança do Evoque virá acompanhada de inéditas versões híbridas, com possibilidade de carregamento na tomada (plug-in) - a estreia também ocorre em 2019, mas ainda não confirmado para o Brasil.
Haverá ainda a opção de um sistema híbrido leve, que aproveitará a energia desperdiçada durante a desaceleração. Um gerador integrado ao motor se encarregará de armazenar essa energia sob o assoalho.
Em velocidades abaixo de 17 km/h, o motor do carro é desligado enquanto motorista pisa no pedal de freio - numa redução em congestionamento ou semáforo, por exemplo. Ao tirar o pé do freio, a energia armazenada é liberada para auxiliar o propulsor nas acelerações, melhorando o consumo de combustível.
>> App inédito avisa a hora certa de trocar o óleo ou fazer reparos no carro
O Evoque mantém o motor 2.0, de 4 cilindros. No Brasil, o modelo atualmente conta com a opção a diesel, que rende 240 cv. Lá fora ainda há o de 150 cv e 180 cv no diesel e 200 cv, 1550 cv e 300 cv, na gasolina.
Outras melhorias no Range Rover foram a adoção do conexão Apple CarPlay no multimídia e a capacidade de transpor alagamentos, aumentando a profundidade de 50 cm para 60 cm.
O carro incorporou ainda uma câmera frontal que projeta as imagens na central multimídia. O sistema deixa o capô ‘transparente’, auxiliando o motorista em manobras, especialmente em trilhas. A tecnologia foi apresentada sob a forma conceitual em 2014 e estreia num modelo de produção.
>> Placa padrão Mercosul deve ser abandonada por Bolsonaro
O pacote se completa com assistência de manutenção na faixa, frenagem autônoma de emergência e monitor de atenção do condutor.
ANTES E DEPOIS
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast