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“O LED necessita de menos energia para acender. Por ser muito pequeno, também permite que o designer trabalhe com formas diferenciadas ao desenvolver peças como faróis e lanternas.”
Carlos Henrique Ferreira, consultor técnico da Fiat Automóveis | Fotos: Divulgação
“O LED necessita de menos energia para acender. Por ser muito pequeno, também permite que o designer trabalhe com formas diferenciadas ao desenvolver peças como faróis e lanternas.” Carlos Henrique Ferreira, consultor técnico da Fiat Automóveis| Foto: Fotos: Divulgação
  • Novo Idea é o primeiro carro nacional a adotar os LEDs nas lanternas traseiras
  • Painel de instrumentos da linha Suzuki 2011 também utiliza a tecnologia

O nome vem da abreviação do termo Light Emitting Diode. Na prática, diodo emissor de luz significa maior eficiência e praticidade de iluminação, comparado a uma lâmpada tradicional. Se antes a tecnologia era restrita a modelos importados, cada vez mais se populariza entre diferentes tipos de veículos produzidos no Brasil. Motos, caminhões, ônibus e automóveis abriram mão da conhecida luz gerada a partir de filamento aquecido para dar vez, em alguns componentes, ao diodo semicondutor energizado dos LEDs.

"O LED necessita de menos energia para acender. Por ser muito pequeno, também permite que o designer trabalhe com formas diferenciadas ao desenvolver peças como faróis e lanternas", explica o consultor técnico da Fiat Automó­veis, Carlos Henrique Ferreira. Exemplo de aplicação de estilo está nas lanternas do novo Fiat Idea, primeiro carro nacional a adotar o recurso. A luz de posição do monovolume é acesa por meio de guias de luz com LEDs nas extremidades, criando um efeito de três linhas paralelas, enquanto a luz de freio é acionada por 20 diodos em forma de pequenos pontos.

Entre motocicletas, a tecnologia não é novidade. "Nosso primeiro modelo a ter LED foi a importada CBR 1000RR Fireblade, em 2004. A partir de 2008, os diodos passaram a equipar a CB 600F Hornet nacional ", revela o engenheiro Alfredo Gue­des, da Honda. O especialista acrescenta que, pelo fato de o LED ser um pulso elétrico que emite luminosidade em várias direções, oferece intensidade mais bem definida até mesmo durante o dia. "Outras vantagens estão nas variadas opções de cores e melhor vedação contra a entrada de água". Pesa contra o custo, maior que o de lâmpadas.

Caminhões

Caminhões também utilizam a tecnologia de diferentes maneiras. Nos Agrale 8500, 9200 e 13000, cada seta dianteira inclui 10 LEDs arredondados. Já a Volvo aplicou os diodos em luzes de posição instaladas no alto da cabine, enquanto a Scania disponibiliza o recurso tanto no teto co­­mo em lanternas, mas de modelos fora de estrada.

A guerra é acirrada entre os ônibus, nos quais o novo tipo de iluminação apareceu nas setas dianteiras, lanternas, luzes de leitura e de teto do salão de passageiros do Marcopolo Geração 7, lançado em 2009.

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