Vendido no Brasil com relativo sucesso na década de 1990, o Lada Niva é o off road mais famoso da Rússia e em breve ganhará uma nova versão completamente diferente comandada pela Renault. O conceito batizado de Vision 4x4 já foi apresentado no Salão de Moscou e dará origem a um SUV compacto inédito que tomará o lugar do Niva.
Em janeiro de 2017, a Lada passou a fazer parte do Grupo Renault e assim o projeto de renascimento do Lada Niva começou a ganhar forma. O Vision 4x4 utiliza a plataforma B0 da Dacia, a mesma estrutura do Duster combinada com sistema 4x4 da aliada Nissan.
O que diferencia o Vison do Lada são as linhas mais modernas e arrojadas e o interior futurista do novo modelo. Serão mantidas as proporções 4x4 do antecessor.
>> Confira dez carros micos que podem valer a compra
Steve Mattin, diretor de design da Renault, afirmou que eles tão trabalhando em um novo Lada. “Com o 4x4 Vision, nós mostramos um estilo único, expressivo, forte e energético num novo SUV inspirado no lendário Niva".
Apesar de desenho mais atual, com rodas aro 21, luzes em led e portas traseiras estilo suicidas (com abertura invertida), ele mantém os para-lamas destacados e o entre-eixos curto do antigo Niva.
>> Renault revela SUV cupê que será feito no Brasil para encarar o Compass
Na parte interior, o conceito recebe painel com três telas: uma com quadro de instrumentos, uma para o sistema de multimídia e uma para o ar-condicionado digital, com duas temperaturas.
Ainda não se sabe muito sobre a mecânica, mas a novidade está equipada com câmbio automático e um seletor giratório para o sistema de tração 4x4.
O Lada Niva obteve certo sucesso no Brasil, no começo dos anos 1990. Foi um dos primeiros carros a chegar ao país após a abertura nacional às importações. As vendas do valente utilitário durou até 1997.
Na Rússia a produção do Niva original ocorreu entre 1977 e 2007, quando então deixou de usar este nome e adotou apenas Lada 4x4.
>> Carteira ‘vitalícia’: regras para a renovação da CNH podem mudar
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Festa de Motta reúne governo e oposição, com forró, rapadura, Eduardo Cunha e Wesley Batista
Trump critica subsídios ao Canadá e volta a dizer que país deveria ser anexado aos EUA
Davi Alcolumbre rejeita anistia ao 8 de Janeiro: “Não vai pacificar o Brasil”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião