O piloto inglês Lewis Hamilton apresenta a nova Mercedes Project One durante o Salão de Frankfurt.| Foto: Daniel RolandAFP

Uma das anfitriãs do Salão de Frankfurt possui o estande mais visitado nesta terça-feira (12), no primeiro dia dedicado à imprensa especializada mundial. E o motivo atende pelo nome de Project One. Trata-se do conceito de um hipercarro híbrido desenvolvido pela Mercedes-Benz com a assinatura da AMG (divisão esportiva da marca).

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O modelo é uma espécie de carro de Fórmula 1 preparado para rodar nas ruas. Ele usa o motor V6 1.6 turbo a gasolina similar ao das pistas, porém auxiliado por outros quatro propulsores elétricos - dois integrados ao conjunto motor a combustão/ turbocharger e os outros dois trabalhando em cada uma das rodas dianteiras.

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A combinação híbrida ultrapassa os 1 mil cavalos e leva o Project One a mais de 350 km/h, cumprindo o zero a 200 km/h em apenas 6 segundos. É a mesma velocidade alcançada pela LaFerrari, outro supercarro híbrido, que rende 963 cv.

Ele também herda do modelo de competição o sistema de regeneração de energia a partir das frenagens e do calor dos gases gerados pela combustão.

Por dentro, a novidade também lembra um monoposto de corrida, especialmente pelo volante de formato esportivo, com a diferença que ele pode levar duas pessoas. Há ainda duas telas de 10 polegadas feitas com material leve para reduzir o peso do carro.

 
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A novidade foi revelada por ninguém menos que o tricampeão de Fórmula 1, Lewis Hamilton, dono de dois títulos pela escuderia Mercedes (2014 e 15) - o inglês é o atual líder da temporada 2017.

A presença do piloto não foi por acaso. Hamilton ajudou no desenvolvimento do projeto. "Espero que a primeira unidade seja minha", brincou. "Veremos", despistou Suéter Zetsche, presidente do grupo Daimler.

Caso vire proprietário de um Project One, Hamilton fará parte de um grupo seleto de privilegiados, uma vez que o carro terá edição limitadíssima a 275 unidades - o preço não foi antecipado. Ao lado dele estará um brasileiro, que, segundo a marca, já teria feito a reserva de um exemplar.

O veículo começa a ser produzido a partir de 2019 e custará cerca de € 2,2 milhões (em torno de R$ 8,2 milhões).

Carros elétricos

A Mercedes anunciou ainda que cada carro do seu portfólio terá uma versão elétrica ou híbrida até 2022 e 25% do catálogo da marca será movido movido a eletricidade em até 2025.

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Os modelos serão baseados na família de conceitos EQ. Em Frankfurt, a marca exibe o derivado EQA, que dará origem à classe compacta. Já da EQC, mostrada no Salão de Paris de 2016, surgirão os SUVs.

 

A estratégia é a mesma adotada pela Volkswagen, que divulgou lançar 80 modelos 'verdes' até 2025 e estipulou o prazo de 2030 para que todos os veículos do grupo VW tenham uma variante elétrica ou híbrida.

BMW também dará um impulso ao seus carros elétricos, lançando nos próximos 8 anos 25 modelos com este tipo de motorização, sendo 12 deles com 100% de energia limpa.

 
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O plano em comum das três grandes marcas alemãs vem ao encontro da intenção da China em proibir, em médio prazo, a produção e venda de automóveis com combustíveis fósseis (gasolina e diesel).

Isso acarretará uma revolução na produção mundial e consolidará a tecnologia elétrica, uma vez que a China é o maior mercado automotivo do planeta.

O jornalista viajou a convite da Anfavea