Rio de Janeiro A nova linha Constellation da Volkswagen ganhou motores eletrônicos. Nos modelos 17.250 e 24.250 o propulsor é o Cummins Interact 6.0 turbo intercooler com 250 cv, já utilizados na linha Volkswagen Electronic. Já o 19.320 Titan Tractor que vai substituir a partir de janeiro o 18.310 Titan Tractor vem equipado com um motor Cummins ISC turbo e intercooler, porém bem mais potente: 320 cv. E foi este modelo que a reportagem do Caderno de Automóveis testou no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (RJ).
Durante a avaliação, constatou-se que o motor Cummins traciona bem o conjunto, respondendo bem aos pedidos de retomadas. Sua nova cabine, por outro lado, oferece muito espaço e conforto, além da boa novidade de ser leito alta. Ponto positivo para este modelo em comparação ao 18.310, cuja cabine não oferece o mesmo espaço. A transmissão também é muito precisa e os instrumentos do painel estão à mão do condutor. (RC)
Saiba mais
* A Volkswagen investiu R$ 650 milhões para o desenvolvimento da nova linha Constellation. Além dos três novos modelos, deve chegar ainda em 2006 o novo VW 25.320.
* Além da linha Constellation, a Volkswagen oferece as famílias de caminhões médios Worker (mecânico e eletrônico) e leve Delivery (eletrônico), bem como Volksbus.
* A montadora alemã confirmou que está estudando a produção de uma picape Volkswagen na fábrica da caminhões e ônibus em Resende (RJ).
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast