Na hora de comprar um carro, o consumo é dos fatores que mais pesam na escolha para quem usa o veículo com frequência na cidade. Ainda mais agora que os combustíveis ficaram mais caros.
De olho neste consumidor mais rigoroso, o Inmetro elaborou o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que afere o gasto de combustível e emissão de gases poluentes dos carros.
LEIA MAIS: De Sandero a Ferrari, confira os carros campeões de consumo no Brasil
A edição 2017 no ranking avaliou 35 marcas e 983 modelos e versões. E mais uma vez os campeões do baixo consumo são os veículos híbridos, que combinam motores a combustão e elétricos. Porém, colados a eles estão o Peugeot 208 e seu motor aspirado 1.2 e o Volkswagen up!, movido pelo competente 1.0 turboflex.
LEIA MAIS: Combustíveis nas alturas! Então confira dez dicas para o carro ‘beber’ menos
Confira abaixo os 20 modelos que mais passam longe dos postos de combustíveis:
1.º TOYOTA PRIUS
Motor híbrido: 1.8 . Potência: 123 cv
Preço: R$ 126.600
2.º FORD FUSION HYBRID
Motor híbrido: 2.0. Potência: 190 cv
Preço: R$ 160.900
3.º VOLVO XC90 T8
Motor híbrido: 2.0. Potência: 407 cv
Preço: R$ 456.950
4.º PEUGEOT 208
Estrada: 11,7/ 15,8 km/l (e/g)
Motor: 1.2 flex 3-cilindros
Potência: 84/ 90 cv (g/e)
Preço: R$ 52.290
5.º VOLKSWAGEN UP! TSI MOVE
Estrada: 11,5/ 16,3 km/l (e/g)
Motor: 1.0 turbo flex 3-cilindros
Potência: 101/ 105 cv (g/e)
Preço: R$ 53.490
*Roda: aro 14
6.º LEXUS CT 200H
Motor híbrido: 1.8
Potência: 134 cv
Preço: R$ 135.150
7.º CITROËN C3
Estrada: 10,8/ 15,6 km/l (e/g)
Motor: 1.2 flex 3-cilindros
Potência: 84/ 90 cv (g/e)
Preço: R$ 42.990
8.º FIAT MOBI DRIVE GSR
Estrada: 11,1/ 15,9 km/l (e/g)
Motor: 1.0 flex 3-cilindros
Potência: 72/ 77 cv (g/e)
Preço: R$ 45.450
9.º VOLKSWAGEN UP! TSI MOVE/ HIGH
Estrada: 11,1/ 16,0 km/l (e/g)
Motor: 1.0 flex 3-cilindros
Potência: 101/ 105 cv (g/e)
Preço: R$ 57.800
*Roda: aro 15
10.º FIAT MOBI DRIVE
Estrada: 11,3/ 16,0 km/l (e/g)
Motor: 1.0 flex 3-cilindros
Potência: 72/ 77 cv (g/e)
Preço: R$ 41.260
11.º FIAT ARGO DRIVE
Estrada: 10,7/ 15,1 km/l (e/g)
Motor: 1.0 flex 3-cilindros
Potência: 72/ 77 cv (g/e)
Preço: R$ 46.800
12.º FORD KA SE
Estrada: 10,8/ 15,7 km/l (e/g)
Motor: 1.0 flex 3-cilindros
Potência: 80/ 85 cv (g/e)
Preço: R$ 44.290
13.º VOLKSWAGEN CROSS UP!
Estrada: 10,4/ 14,7 km/l (e/g)
Motor: 1.0 flex 3-cilindros
Potência: 101/ 105 cv (g/e)
Preço: R$ 56.350
14.º KA SEL/ KA+
Estrada: 10,7/ 15,3 km/l (e/g)
Motor: 1.0 flex 3-cilindros
Potência: 80/ 85 cv (g/e)
Preços: R$ 51.090 (KA SEL)/ R$ 47.290 (KA+)
15.º CHEVROLET PRISMA
Estrada: 10,8/ 15,8 km/l (e/g)
Motor: 1.0 flex
Potência: 78/ 80 cv (g/e)
Preço: versão reestilizada 1.0 não é mais vendida zero km.
16.º FIAT MOBI EASY
Estrada: 10,2/ 15,2 km/l (e/g)
Motor: 1.0 flex 3-cilindros
Potência: 72/ 77 cv (g/e)
Preço: R$ 34.210
17.º FIAT UNO WAY/ SPORTING
Estrada: 11,0/ 15,0 km/l (e/g)
Motor: 1.3 flex
Potência: 101/ 109 cv (g/e)
Preço: R$ 49.860
18.º FIAT UNO WAY/ DRIVE
Estrada: 11,0/ 15,0 km/l (e/g)
Motor: 1.0 flex 3-cilindros
Potência: 72/ 77 cv (g/e)
Preço: R$ 43.620
19.º RENAULT LOGAN
Estrada: 10,0/ 14,5 km/l (e/g)
Motor: 1.0 flex 3-cilindros
Potência: 79/ 82 cv (g/e)
Preço: R$ 44.700
20.º RENAULT SANDERO
Estrada: 9,6/ 14,1 km/l (e/g)
Motor: 1.0 flex 3-cilindros
Potência: 79/ 82 cv (g/e)
Preço: R$ 42.900
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast