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Faichecleres: banda agora conta com um novo baixista, Ricardo Junior (primeiro à direita). | Divulgação
Faichecleres: banda agora conta com um novo baixista, Ricardo Junior (primeiro à direita).| Foto: Divulgação

Nas ruas - Desempenho eficiente

O Logan ganhou o motor 1.0 16 V do Clio, mas o câmbio de cinco marchas e o diferencial tiveram as relações encurtadas para dar mais agilidade ao carro, que é 100 quilos mais pesado que o Clio sedã. No trânsito urbano o carro vai bem, com uma suspensão bem ajustada – 15 cm mais alta – para o piso das ruas e estradas do Brasil. A grande área envidraçada garante uma boa visibilidade ao motorista. Rodando em 5.ª marcha, a cerca de 100 km/h em uma rodovia, o motor gira a cerca de 3.500 rpm, e o isolamento acústico cumpre bem a sua finalidade. As retomadas são um pouco lentas, mas normais se tratando de um motor 1.0.

Rio de Janeiro (RJ) – Baixo custo de manutenção, três anos de garantia ou 100 mil quilômetros, valor de revenda assegurado e amplo espaço interno são os principais apelos da Renault para o seu sedã compacto Logan conquistar o consumidor. O novo carro que estará nas concessionárias no início de julho conta com três versões de acabamento e duas motorizações. O Authentique, modelo de entrada, equipado com motor 1.0 l Hi-Flex, custa R$ 27 990, enquanto o 1.0 Expression sai por R$ 29 480. Já a versão top, com motor 1.6 l Hi-Flex, a Privilége, parte de R$ 36 790.

Projetado para atrair o cliente muito mais pela razão do que pela emoção, o Logan já chega acompanhado por dois planos especiais para facilitar a sua compra. No primeiro, o cliente terá de dar um entrada de 35% e o restante em 72x de R$ 399. No segundo plano, a entrada será de 40% com o saldo restante dividido em 36x de R$ 599. Em ambos os planos estarão inclusos o seguro do veículo e também um seguro que garantirá o pagamento no caso do cliente perder o emprego. A montadora também oferece ao fim de três anos a possibilidade do proprietário trocar seu Logan usado por um novo e continuar pagando as mesmas parcelas sem reajuste. Prevendo comercializar inicialmente 1.500 unidades/ mês, a Renault com o Logan pretende saltar da venda de 68 mil unidades em 2006 para 112 mil unidades neste ano, 64% a mais.

Espaço

O sedã compacto de linhas fluidas, despojadas, quase retas, chama a atenção pelo espaço interno tanto, para as pernas como para a cabeça, e pelo porta-malas, com capacidade para transportar 510 litros. Com 4,25 metros de comprimento (o maior do segmento), tem a largura, a altura e a distância entreeixos superiores aos do Corolla, tomado como referência pela Renault. O acabamento interno tem a mesma qualidade de plásticos utilizada no Clio europeu, conforme garante a Renault. O painel conta com o volante de três raios do Clio e saídas de ar circulares.

A versão 1.0 de entrada que deve representar 75% das vendas do sedã vem com pneus 185/70R14, pára-choques pintados na cor do carro e quatro cintos de segurança de três pontos entre os itens de série. O Logan 1.0 Flex tem 76 cv de potência com gasolina e 77 cv com álcool e 10,1 kgfm de torque com qualquer um dos combustíveis. De acordo com a fábrica, o sedã compacto precisa de 14,3 s (G) e 14,2 s (A) para ser acelerado de 0 a 100 km/h. Os números são semelhantes ao do Clio Sedan (14,3 s e 14,1 s respectivamente), que é 100 quilos mais leve. No motor 1.6 16V Flex são 107 cv e 15,1 kgfm (G) e 112 cv e 15,5 kgfm (A). Alimentado com gasolina, precisou de 10,3 s na aceleração de 0 a 100 km/h e 10,1 s com o derivado da cana. No quesito velocidade máxima, o Logan equipado com motor 1.6 16V Hi-Flex atinge 182 km/h (G) e 185 km/h (A).

Seus principais concorrentes são Fiat Siena, Ford Fiesta Sedan e Chevrolet Prisma. Produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, região da Grande Curitiba, o carro faz parte do plano da montadora, anunciado no ano passado, de ter seis novos modelos no Brasil até 2009 como forma de aumentar a participação no mercado. Dois carros já haviam sido lançados em 2006: o novo Mégane e a Mégane Grand Tour. No total, o plano prevê investimentos de 300 milhões.

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