Pacotes
Veja os opcionais oferecidos pela Renault para o Logan Authentique e Expression.
Authentique
Pack Plus
Ar quente, desembaçador traseiro, calotas integrais, antena, manopla do câmbio com acabamento em alumínio, apoios de cabeça traseiro do tipo "vírgula", logo "Renault" cromado no volante e puxador ergonômico no painel de portas dianteiro. Preço: R$ 470.
Pack Plus e CA
Pack Plus e mais o ar condicionado. Preço: R$ 3.550.
Pack Plus e DA
Pack Plus e mais direção hidráulica com regulagem de altura. Preço: R$ 1.400.
Pack Plus, CA e DA
Pack Plus, mais ar condicionado e mais direção hidráulica com regulagem de altura. Preço: R$ 4 mil.
Expression
Pack Conf 1
Ar condicionado, direção hidráulica, volante regulável em altura, travas elétricas com controle por rádio frequência, vidros elétricos dianteiros, sistema CAR (travamento automático a partir de 6 km/h), faróis de neblina e computador de bordo. Preço: R$ 4.700.
Pack Conf 2
Rádio MP3 com comando satélite, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos na cor da carroceria e alarme. Preço: R$ 1.000.
Pack Segurança
Air bag duplo, freios ABS, volante em couro, terceiro apoio de cabeça traseiro e cinzeiro nômade (posicionado sobre o console e nos painéis de portas). Preço: R$ 2.100.
Pack Roda
Rodas de liga leve aro 15". Preço: R$ 750.
Depois de três anos no mercado, o Renault Logan passa por pequenas alterações no visual. A montadora tentou deixar o carro menos quadrado, dando ao modelo formas mais suaves e arredondadas. A boa notícia para o consumidor é que os preços não mudam. O modelo Authentique 1.0 16V Hi-Flex começa em R$ 28.690. Com mais R$ 1.320 o consumidor pode adicionar pintura metálica e o Pack Plus, que traz, entre outros itens, ar quente, desembaçador traseiro e calotas integrais.
André Bassetto, gerente de marketing de produto da Renault do Brasil, compara o modelo com os concorrentes e mostra que o preço inicial do Logan é competitivo. Ele observa que o carro é mais barato do que o Fiat Siena Fire, Chevrolet Prisma e Volkswagen Voyage. Em comparação com o Chevrolet Classic, ele é quase R$ 400 mais caro, porém mais espaçoso. E o Logan continua com três anos de garantia total de fábrica.
O que mudou
A dianteira do carro tem nova grade, com friso cromado. Os faróis ficaram maiores e englobam as luzes indicativas de direção. A traseira ganhou nova tampa do porta-malas, com spoiler integrado. Também o para-choque foi redesenhado, assim como as lanternas, de formato predominantemente vertical.
No interior do veículo, a Renault ouviu a sugestão dos clientes e instalou os botões de acionamento dos vidros elétricos nas portas, o que facilita o manuseio. Mas por outro lado, o botão de controle dos retrovisores, debaixo do freio de mão, continua em posição desfavorável para o motorista. Ainda nas portas, os puxadores ficaram maiores. O quadro de instrumentos tem novo grafismo.
Vendas
O vice-presidente comercial da Renault do Brasil, Christian Pouillaude, conta que foram vendidas 90 mil unidades do Logan desde o seu lançamento. Segundo Bassetto, o modelo tem como clientes potenciais homens de 35 a 55 anos de idade, com dois ou três filhos, que compram levando em consideração o espaço e o preço.
O Logan faz parte de um segmento de automóveis que vem ganhando espaço no mercado brasileiro, o dos sedãs. Bassetto lembra que em 2005 eles respondiam por 14% do mercado nacional e no ano passado o percentual subiu para 20%, o que corresponde a 450 mil unidades.
Oferecer uma ampla gama de produtos é a estratégia da Renault para se consolidar no Brasil como a quinta montadora que mais vende, posição alcançada no primeiro trimestre deste ano, diz Pouillaude. Nesse período também o Brasil assumiu a posição de primeiro mercado da Renault no mundo.
As metas da marca francesa são ambiciosas. Segundo Carlos Ghosn, presidente mundial da empresa, há muito espaço para crescimento no Brasil. Ele lembra que no país existem 150 carros por mil habitantes, enquanto na Europa são 600 por mil. "Pode levar anos, mas haverá um crescimento forte da indústria automotiva e nós queremos participar com carros novos e modernos".
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A jornalista viajou a convite da Renault do Brasil.
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