No trânsito - Carro com motor 1.6 16V é bem esperto
O Logan na versão Privilège com motor 1.6 é um carro agradável de dirigir. A suspensão merece elogios. Suporta bem os buracos no asfalto e não transmite as irregularidades do solo a cabine e assim garante o conforto de seus ocupantes.
Equipado com rodas de 15", calçadas em pneus 185/65, não prega sustos nas curvas e os freios, sem opção de ABS, param bem o carro. A direção é leve em manobras e firme em movimento. Os engates do câmbio são precisos. O motor proporciona bom desempenho, sendo melhor com álcool, quando, segundo os dados do fabricante, atinge a velocidade máxima de 185 km/h.
Mesmo estando com o ar ligado, o carro demonstra boas acelerações e retomadas. O nível de ruídos é considerado baixo para este veículo, que embora tenha um visual que abusa de linhas antigas se destaca por outras qualidades.
Seu estilo nada tem a ver com a atual tendência dos automóveis, mas o seu grande espaço interno e preço de carro compacto, embora seja um sedã médio, está levando o Renault Logan a cair no gosto do consumidor. Nas duas concessionária da marca em Curitiba Globo e Fórmula o carro está com fila de espera de até 20 dias em qualquer uma de suas três versões de acabamento: Authentique (básica), Expression (intermediária), ambas com motor 1.0 16V Hi-Flex, e Privilège, equipada com motor 1.6 16V também bicombustível.
A versão Privilège 1.6, como a que foi cedida para avaliação, custa R$ 36.790. Ela traz de série um farto pacote de equipamentos, entre os quais direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, faróis de neblina, luz de leitura para o passageiro e computador de bordo. Como opcionais pode receber pintura metálica, ar-condicionado e o pacote "Pack Estilo", que traz rádio CD Player, rodas de alumínio aro 15" e air bag duplo dianteiro (motorista e passageiro). Ela se diferencia das demais versões pelas rodas, maçanetas das portas e frisos laterais na mesma cor da carroceria e acabamento cromado na grade e no painel de instrumentos.
Suas dimensões externas equivalem às de alguns sedãs médios. Tem entreeixos de 2,63 m, 30 milímetros a mais em relação ao Toyota Corolla. A distância entreeixos é um dos principais parâmetros para medir conforto interno. Por isto, o carro pode transportar com folga cinco adultos e ainda levar a bagagem de todos em um porta-malas de 510 litros de capacidade. A versão 1.6 é equipada com o motor que desenvolve de 107 cv, com gasolina, a 112 cv com álcool, o mesmo propulsor da linha Clio.
O Logan começou a ser vendido no último dia 16, com o preço do modelo básico fixado em R$ 27.990. Entre as formas de aquisição do carro destacam-se o plano de financiamento com 40% de entrada e o saldo parcelado em 36 vezes fixas de R$ 599 com seguro do veículo e do cliente inclusos no valor e um plano para a versão Authentique, com entrada de 35% e saldo dividido em 72 vezes de R$ 399. Ao final de três anos, o dono de um Logan também poderá dar o carro como parte de pagamento de um modelo novo ou usá-lo para quitar o restaste das prestações do primeiro financiamento.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião