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A Phoenix está há quase oito anos no mercado
Customização A loja também aceita pedidos de customização e de importação de veículos zero-quilômetro, além de peças e equipamentos automotivos.
Limusines A importadora disponibiliza ainda limusines clássicas para o mercado de locação. O contrato mensal para utilização do carro varia de R$ 3,5 mil a R$ 4,5 mil. A Phoenix importou 12 modelos (Cadillac e Rolls-Royce).
Regras Só é possível importar legalmente veículos antigos fabricados há mais de 30 anos e em estado original. A própria importadora cuida da documentação necessária para o emplacamento do veículo. Porém, cabe ao proprietário providenciar a regularização no Detran.
Serviço
Phoenix Studio (41) 3362-7457. Mais informações no site da empresa: www.phoenixstudio.com.br.
Curitiba é reconhecida como a capital do antigomobilismo não apenas por contar com inúmeros colecionadores, mas, principalmente, por possuir uma frota em ótimo estado de conservação. Por nossas ruas circulam, por exemplo, clássicos da primeira metade do século passado com mecânica e acabamento de fazer inveja a muitos donos de modelos usados ainda em produção.
Boa parte dessa imagem se deve às empresas da capital especializadas em comercializar e restaurar esse tipo de automóvel. Uma delas é a Phoenix Studio, que vem se destacando no segmento por facilitar a aquisição dos mais variados modelos e de diferentes épocas, não importa onde ele se encontra.
Segundo Eduardo Cotrim, gerente Comercial da loja, a busca é feita nos principais mercados mundiais, não apenas no Brasil. "Por aqui os carros chegam a custar mais do que se importados. Um Camaro 1968, por exemplo, que no Brasil sai entre R$ 140 mil e R$ 180 mil, lá fora consigo por R$ 90 mil", destaca. O tempo de espera do pedido até a vinda do automóvel gira entre 90 e 120 dias.
O gerente cita os Estados Unidos como um dos fornecedores de automóveis clássicos mais interessantes no momento. Além das facilidades alfandegárias e da proximidade do país, a crise econômica que afeta a nação norte-americana contribui na hora de barganhar. "Uma picape Dodge 1968 estava anunciada no site eBay (empresa de comércio eletrônico dos EUA) por US$ 16 mil. Depois baixou para US$ 14,5 mil. Então, negociei com o dono e acabei fechando em US$ 10,1 mil", conta. Todo o trâmite da importação é de responsabilidade da loja, ou seja, o cliente tem apenas o trabalho de escolher o modelo e efetuar o pagamento na entrega.
A Phoenix é especializada em Muscle Cars carros grandes com motores potentes e em clássicos das décadas de 1930 a 1950. Ganhou projeção nacional pela comercialização de Cadillacs, alguns bastante raros, como o único Cadillac Biarritz 1958 que se tem notícia no Brasil. No entanto, a marca e a versão do carro ficam ao gosto e ao bolso do cliente. "Quanto mais raro e melhor conservado, mais caro é o veículo. Se o cliente quiser até uma Ferrari de Fórmula 1, com motor e tudo, conseguimos para ele", ressalta Cotrim. Além de Cadillac, a loja já vendeu Chevrolet, Ford, Mercedes-Benz, Dodge, Rolls-Royce, entre outros.
A empresa também revende veículos de clientes. No showroom é possível encontrar desde um Fusca 1963, por R$ 19 mil, a um Ford Fairline Skyliner 1958 ou um Cadillac Conversível 1968, ambos ao preço de R$ 220 mil. Destaque também para o Chevrolet DeLuxe Station Wagon, que incorpora partes imitando madeira na carroceria, e o Studebaker Champion 1959, que custam R$ 80 mil.
Minifábrica
A Phoenix Studio não é somente uma loja de antigos. Ela se tornou também uma minifábrica de restauração dos carros. Numa área de 4.100 m2 está instalada, além da área de vendas, uma espécie de linha de montagem, com setores que englobam serviços de mecânica, elétrica, funilaria, pintura, estofaria, entre outros. A ideia é agilizar o processo e evitar aborrecimentos ao cliente. Com isso, ele não precisa ficar pulando de oficina a oficina para recuperar completamente a originalidade do carro. Isso acabaria consumindo mais de um ano de trabalho e uma boa dose de paciência. O serviço de recuperação da aparência e do acabamento do veículo dura em média dois meses. Já o trabalho de chassi e de mecânica varia de cinco a oito meses.
Outros serviços
Referência nacional em cromagem e revendedor de pneus de época
A loja comercializa rodas e pneus de diferentes épocas
Carro clássico que se preze costuma vir carregado de peças cromadas, desde o para-choque e grade até pequenos frisos nas portas e interior. Nesse assunto, a Phoenix Studio virou referência nacional. Para cromar peças e acessórios, ela emprega uma tecnologia importada dos EUA chamada Triple Plate Chrome. É um tratamento a base de cromo puro, níquel e prata que oferece mais consistência e brilho à pintura.
A oficina utiliza ainda o processo de vitrificação, que completa o trabalho de revitalização após a restauração. Neste caso, é empregada a técnica japonesa Ultra Glass Coating, que protege e mantém o brilho e a durabilidade da pintura, com garantia de dois anos.
A Phoenix também é distribuidor exclusivo no Brasil da Coker Tire, maior fabricante de pneus para carros antigos do mundo. A linha conta com rodas de décadas passadas e pneus radiais (década de 80), semi-radiais (de 70) e diagonais (de 60), além de oferecer pneus "faixa branca", clássicos e para hot rods.
Fotos: Divulgação/ Phoenix StudioA revitalização é feita somente com peças originais
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