As concessionárias Volkswagen ainda possuem um bom estoque de carros com preços de tabela antiga que deve durar até a virada do mês.| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

O corre-corre para as concessionárias em dezembro, motivado pelo fim do IPI reduzido, que retornou às alíquotas cheias em janeiro, fez com que os estoques diminuíssem em parte das concessionárias de Curitiba. Mas o consumidor que pretende aproveitar os preços sem o reajuste da taxação ainda pode encontrar modelos nas lojas da cidade.

CARREGANDO :)

O impacto do IPI é mínimo diante dos outros custos de um carro. Não é só o preço que está em jogo na hora da compra, mas outros fatores como a depreciação na revenda e os custos com o automóvel

 Lenadro Matera, consultor automotivo

Conforme o aumento aplicado pelo governo federal neste mês, os carros com motores 1.0 saltaram de 3% para 7%. Já os com propulsores flex acima de 1.0 e abaixo de 2.0 foram de 9% para 11% -- aqueles dentro da mesma motorização, mas movidos apenas à gasolina, subiram de 10% para 13%.

Publicidade

Utilitários tiveram elevação de 3% para 8%, enquanto que os modelos com motores acima de 2.0 mantiveram a alíquota anterior, que continua em 18% para os flexíveis e 25% para os a gasolina.

Embora a federação das concessionárias (Fenabrave) tenha calculado um estoque suficiente para atender aos clientes brasileiros até o início de fevereiro, algumas lojas possuem uma margem mais apertada. A estimativa das concessionárias Honda Niponsul, por exemplo, é de que ele dure até esta semana, de acordo com o gerente de novos, Ricardo Hallgren.

25,37%

foi o aumento das vendas em dezembro na comparação com novembro. Corrida para aproveitar descontos esvaziou pátios no fim de 2014

“Dezembro foi o melhor mês do ano passado para nós. Com o anúncio do fim do IPI, o pessoal se adiantou para comprar, o que fez com que vendêssemos quase tudo”, conta ele. O gerente afirma que as concessionárias dispõem dos modelos Fit, City e Civic, todos com a alíquota antiga.

Fim do mês

Publicidade

As lojas da rede Copava, da Volkswagen, por outro lado, se anteciparam à procura por modelos com os mesmos valores do ano passado e criaram um estoque capaz de atender aos consumidores até o fim de janeiro, segundo o gerente geral, Fernando Camargo.

4,5%

é a estimativa de aumento médio dos veículos com a volta das alíquotas do imposto, segundo a federação das concessionárias (Fenabrave)

“Com a certeza de que o governo iria retomar o imposto, aceleramos o processo de compra de carros com o IPI reduzido”, disse. Ao todo, são 300 unidades de modelos como up!, Gol, Fox, Voyage e Golf.

Em dezembro, a volta iminente do imposto sobre produtos industrializados fez com que as vendas alcançassem um aumento de 25,37% em relação ao mês anterior, somando 369.996 unidades licenciadas.

Necessidade é determinante para compra

A compra de um carro zero km deve ser precedida por uma análise das necessidades e da capacidade de o consumidor assumir os custos de um veículo, afirma o consultor automotivo da empresa Carro e Dinheiro, Leandro Matera.

Leia a matéria completa
Publicidade

Entretanto, no ano passado a indústria automotiva viu as vendas despencarem em 7,15% em relação a 2013, de acordo com a Fenabrave. Nos 12 meses anteriores, foram emplacados 3.497.811 veículos.

Além do IPI, os compradores podem esperar por mais aumentos pela frente. No Paraná, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) cresceu de 2,5% para 3,5%. E mesmo em tempos de vendas baixas, a expectativa é de que as montadoras apliquem reajustes de preços em seus veículos.

<p> </p>