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 | Marcos Camargo
| Foto: Marcos Camargo

Rival

F-Type Coupé mira Porsche 911

O F-Type mira o Porsche 911, hoje o principal representante dos esportivos de luxo. A versão V8 R, por exemplo, encara diretamente o 911 Carrera S, com motor 3.8, de 400 cv e 44,9 kgfm de torque, que custa R$ 629 mil. Apesar de ter bloco menor e menos potência, o alemão tem desempenho semelhante ao inglês. Vai de zero a 100 km/h em 4,5 segundos e velocidade máxima de 304 km/h, enquanto o Jaguar mais nervoso vai da inércia aos 100 km/h em 4,2 segundos e atinge 300 km/h.

Já o Coupé V6 acelera de zero a 100 km/h em 5,3 segundos, com velocidade máxima de 260 km/h. No V6 S, são necessários ape­nas 4,9 segundos, com 275 km/h de máxima A transmissão auto­mática é de oito marchas, com opção de troca das marchas na alavanca ou nas borboletas de alumínio atrás do volante. O modo Sport no câmbio consegue deixar a pegada ainda mais esportiva.

Os motores de seis cilindros vêm com duas saídas centrais do escape. No propulsor mais forte, são duas duplas posicionadas nas extremidades, sendo que uma delas, chamada de escapamento ativo, tem a função de potencializar o ronco do motor. Ela faz também com que nas reduções de marcha ocorra um estalo seco, semelhante aos ou­vidos em carros de competição de Turismo.

  • Cockpit remete a um avião de caça. Tela no console possibilita configurar o carro
  • O disco de freio de carbono cerâmica é opcional e traz pastilhas em amarelo (foto à esq.). Bancos com ajustes elétricos e do tipo esportivo
  • Ícone na década de 1960, E-Type serviu de inspiração para o projeto do F-Type

Quando foi apresentado ao mundo em 1961, o Jaguar E-Type causou um furor no mercado por trazer o visual de um carro de corrida vestido de luxo e sofisticação. Arrancou elogios até de Enzo Ferrari, criador da mítica marca italiana, que o definiu como o "carro mais bonito já feito". O modelo foi aposentado em 1974, deixando um vazio que a fabricante inglesa não conseguiu preencher com outro esportivo de mesmo apelo. Até que no fim da década passada, o desempenho em alto luxo foi resgatado pela indiana Tata Motors, que adquiriu da Ford em 2008 o controle da Jaguar. Em 2013, surgiu o F-Type, uma releitura do ícone E-Type que evidencia essa nova filosofia. Ele chegou primeiro em versão conversível e agora ganhou no mercado brasileiro a configuração cupê.

O F-Type Coupé estreia por aqui quase que simultaneamente ao seu lançamento mundial, ocorrido em abril. Ele está disponível em três versões: duas equipadas com motor V6, de 340 cv e 45,8kgfm, ou 380 cv e 46,9kgfm de torque; e a outra, inédita, um V8 de 550 cv e 69,3kgfm – 55 cv mais potente que o Cabrio. Os preços começam em R$ 426,3 mil, na versão V6. Na V6 S (380 cv), o valor sobe para R$ 497,7 mil. E na V8 R chega aos R$ 662 mil.

O carro traz alguns detalhes marcantes, como as luzes diurnas que lembram um "J", as maçanetas recolhidas para melhorar a aerodinâmica e ficam visíveis apenas no momento de abrir ou fechar as portas, além do aerofólio traseiro, que é acionado eletronicamente quando se atinge 112 km/h e recolhido abaixo de 80 km/h. Além disso, a carroceria é toda de alumínio e sequer traz parafuso ou ponto de solda. É o mesmo composto do teto fechado, que oferece a opção panorâmica em vidro.

A configuração topo de linha oferece o diferencial eletrônico ativo e a vetorização de torque. O conjunto aciona o freio em escalas reduzidas para forçar as rodas de dentro da curva a manter o traçado e distribui mais torque nas rodas de fora através do diferencial. Em outras palavras, faz com que a experiência de conduzir o F-Type V8 se aproxime ao de guiar um carro de corrida.

Os mais experientes na direção podem ajustar ‘manualmente’ a suspensão, câmbio, direção e motor. A programação é feita por toque na tela fixada no console central. O sistema reúne também outras funcionalidades, como GPS, rádio e, para os viciados em velocidade, monitora a aceleração lateral, exibido em um gráfico de Força G.

Cabine

O desenho do painel de instrumentos e demais comandos foram inspirados em um avião de caça. Sobra elegância na cabine, como nos difusores centrais do ar-condicionado que ficam embutidos quando não estão sendo usados. Os bancos esportivos são em couro, com duas tonalidades, e trazem ajustes elétricos com três opções de memória. Mesmo sendo um esportivo para apenas duas pessoas, o F-Type oferece 407 litros de volume do porta-malas.

O jornalista viajou a convite da Jaguar

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