A Land Rover está lançando no mercado nacional o Range Rover Sport, versão do jipão de luxo voltada para a condução "on-road". O modelo que começa a ser comercializado nesta semana é oferecido inicialmente com duas versões de motorização: 4.2 V8 Supercharged e 4.4 V8. Até o fim do ano a Land Rover ainda vai importar uma terceira versão equipada com motor V6 turbodiesel.

CARREGANDO :)

Na Euro Import, concessionária da marca em Curitiba, a versão 4.4 V8 aspirada está com o preço de R$ 405 mil, enquanto a Supercharged custa R$ 455 mil. O lançamento do modelo ocorreu no Autódromo Internacional de Curitiba, onde as duas versões puderam ser avaliadas pelo menos no quesito de velocidade na pista. O modelo equipado com motor 4.4 V8 aspirado, que gera 295 cv e 42,5 kgfm a 3.500 rpm, vai da imobilidade a 100 km/h em 8,9 segundos. Já a versão V8 4.2 Supercharger que oferece 385 cv e torque de 56 kgfm a 3.500 rpm leva apenas 7,6 segundos para percorrer esta mesma distância.

De acordo com Luiz Tambor, diretor da empresa no Brasil, a marca pretende vender cerca de 180 unidades apenas da nova versão (50% deles na configuração Supercharger, 30% com motor a diesel e 20% com propulsor aspirado). O Range Rover Sport traz características peculiares, como o fato de ser mais compacto, ágil, e combinar capacidade dinâmica com luxo. A estrutura é a mesma do Discovery 3, só que com 15 centímetros a menos de distância entreeixos. Apesar de ter vocação para o uso "on-road", o jipão também conta com aptidão para utilização fora-de-estrada. Para tornar isso possível, a marca britânica incorporou ao modelo o sistema de tração 4X4 Terrain Response, que promove adaptação do Land Rover Sport ao terreno no qual está trafegando. São cinco modos de condução.

Publicidade

O desenho do jipão é inspirado no protótipo Range Storm, mostrado em Detroit (EUA). Os lista de itens de conforto inclui ajuste eletrônico de altura dos bancos traseiros, sensor de estacionamento, ar-condicionado que proporciona três zonas diferentes de temperatura, piloto automático e computador de bordo. O jipão de luxo vem ainda com sistema Bluetooth, que permite ao motorista falar no telefone celular sem a necessidade de tocar o aparelho, DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade), freios ABS com EBD, HDC (Controle de Descida de Ladeiras), entre outros itens.

Veja também