• Carregando...

A edição 2006 do Sema Show reuniu, em Las Vegas (EUA), as últimas novidades em personalização de veículos. Além das empresas especializadas em preparação, não faltaram montadoras expondo novidades.

Um dos destaques do evento norte-americano foi o EcoJet Concept, modelo projetado pela General Motors para o apresentador de tevê Jay Leno. Construído sobre o chassi de um Corvette Z06 modificado com alumínio, ele já é, em si, uma enorme inovação tecnológica, pois é feito de um tipo de fibra de carbono mais resistente que o Kevlar (material à prova de balas). Sob o capô, mais uma inovação, um motor biodiesel de turbina de um jato Honeywell LT-101 com 650 cv de potência.

A Buick, uma divisão da GM, surpreendeu os visitantes com um Electra 225, modelo 1964, customizado. O conversível recebeu motor de 620 cavalos e novo câmbio automático. Além disso, passou por modificações no sistema de direção, para adaptar-se ao novo propulsor. Esteticamente, recebeu rodas de 20 polegadas montadas em pneus Michelin Pilot Sport. A Buick introduziu também detalhes de cromo e revestimento de couro especial no interior do modelo. O design externo, apesar de restaurado, permaneceu fiel às linhas do modelo original.

Outra atração nostálgica da GM foi o Chevrolet Camaro 1969 de Reggie Jackson, legendário jogador de beisebol e grande colecionador de automóveis. As divisões GM Performance Parts (GMPP) e GM Performance Division (GMPD) trabalharam juntas nesse "muscle car", cujo motor LSX V8, baseado no de 7.0 litros do Corvette Z06, desenvolve potência de 641 cv.

O Sema Show 2006 também foi escolhido para a estréia norte-americana do Caparo T1, desenvolvido pelos engenheiros ingleses Ben Scott-Geddes e Graham Halstead. O superesportivo, que foi concebido para transferir para as ruas a sensação de se estar a bordo de um monoposto da Fórmula 1, tem motor V8 2.4 DOHC de 40 válvulas de 500 cv. Como é muito leve (500 quilos), pode chegar a 100 km/h em 2,5 segundos.

A empresa sueca Caresto esteve presente no evento com um hot rod com motor bicombustível. O modelo retrô, batizado V8 Speedster, foi construído com componentes da Volvo Cars, entre eles o motor 4.4 V8. Este rende 315 cavalos com gasolina e 340 cavalos com uso exclusivo de etanol (álcool). O câmbio automático de seis marchas, o painel de instrumentos e o seletor de marchas também foram fornecidos pela fabricante sueca. O modelo será vendido sob encomenda e o cliente poderá escolher alguns detalhes do carro. Seu preço ficará próximo aos US$ 338 mil (R$ 725 mil).

Por outro lado, a Mitsubishi atraiu os olhares dos visitantes com o pequeno Mitsubishi Feast/Roar "i", uma minivan com um motor turbo de apenas 70 cavalos de potência, mas que ganhou uma série de itens visuais. Destaque para os spoilers de fibra de carbono, rodas de alumínio e uma pintura que deixa o carro com uma aparência bastante agressiva e extremamente chamativa.

O Volvo C30 mal foi lançado no Salão de Paris e já apareceu no Sema Show personalizado pela Evolve Cars. A carroceria foi alargada em cerca de 15 cm nos pára-lamas traseiros, para acomodar imensas rodas de 19 x 14 polegadas com pneus 355/ 25 (os da frente são 265/30 em rodas de 19 x 9 pol). Os defletores dianteiro e de teto são reguláveis e o pára-choques traseiro tem um difusor de ar. O motor 2.5 litros ganhou dois turbocompressores, o que levou a potência para 507 cv.

Já o Honda Civic Si de quatro portas, que será lançado no Brasil em 2007, está no Sema Show com um pacote esportivo da preparadora Mugen. O sedã ganhou defletor dianteiro e aerofólio traseiro de grandes dimensões e as rodas de alumínio forjado são de 7,5 x 18 polegadas com pneus 215/40. A suspensão ficou mais baixa e firme e o escapamento tem menor restrição.

Também estão sendo expostas versões personalizadas de modelos como Chevrolet Silverado, Volkswagen Golf V, Dogde Challenger, Pontiac Solstice e Ford Mustang.

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]