Enquanto o Chevrolet Onix reina absoluto no ranking dos carros mais vendidos no Brasil (15.015 unidades), seguido à distância por Hyundai HB20 (8.513) e Ford Ka (7.639), outros modelos acabam alternando o protagonismo mês a mês conforme o desempenho no volume de emplacamentos.
O Volkswagen Gol, por exemplo, foi o destaque dos números de maio. O hatch saltou do nono para o quarto lugar da lista, com 5.780, mostrando que ainda mantém a força de quem já liderou esse ranking por 27 anos. A mudança visual e a melhoria na motorização na linha 2019 previstos para este mês darão mais fôlego ao veterano modelo.
>> Câmera de trânsito flagra cacatua curiosa e vídeo faz sucesso na internet
Logo atrás dele está o VW Polo (5.628), que continua a conquistar cada vez mais fãs desde o lançamento no fim de 2017. O Jeep Compass voltou a acelerar forte nas vendas depois de ficar de fora do top 10 em abril. Com 5.559 exemplares licenciados, o SUV compacto-médio fechou o mês passado em sétimo, atropelando os rivais do segmento, inclusive modelos menores e mais acessíveis no preço.
A Jeep ainda teve o Renegade na 12.ª posição (4.378), o mais vendido entre os utilitários e crossovers compactos.
Quem se aproxima do grupo dos ‘10 mais’ é o VW Virtus, sedã do Polo. Ele foi o 14.º (4.271), ante o 18.º de abril.
>> Conheça os carros a diesel mais acessíveis no Brasil
Entre a turma que despencou na tabela está o Renault Kwid, ‘apenas’ o 13.º do ranking (4.371), distante do 5.º lugar do mês anterior. O Renault Sandero também vendeu menos, caindo da 8.ª para 18.ª posição (3.706).
Mas quem tem perdido espaço seguidamente, ao ponto de terminar maio no longínquo 56.º lugar foi o Fiat Uno. Com 705 unidades comercializadas, o hatch não é nem sombra daquele campeão de vendas, que sempre brigava entre os primeiros. Reflexo da decisão da marca em reduzir o modelo a uma única versão para abrir espaço ao Argo, que por sinal foi o 11.º carro mais emplacado em maio (4.682).
>> VW Gol muda visual e ganha motor mais potente
Confira os 30 carros mais vendidos em maio:
Modelo | Maio 2018 |
1º Chevrolet Onix | 15.015 |
2º Hyundai HB20 | 8.513 |
3º Ford Ka | 7.639 |
4º VW Gol | 5.780 |
5º VW Polo | 5.628 |
6º Fiat Strada | 5.581 |
7º Jeep Compass | 5.559 |
8º Chevrolet Prisma | 5.022 |
9º Fiat Toro | 4.983 |
10º Toyota Corolla | 4.854 |
11º Fiat Argo | 4.682 |
12º Jeep Renegade | 4.378 |
13º Renault Kwid | 4.371 |
14º VW Virtus | 4.271 |
15º VW Saveiro | 4.179 |
16º Fiat Mobi | 4.023 |
17º Hyundai Creta | 3.841 |
18º Renault Sandero | 3.706 |
19º Honda HR-V | 3.656 |
20º Toyota Etios | 3.361 |
21º Ford EcoSport | 3.272 |
22º Nissan Kicks | 3.189 |
23º Fiat Cronos | 3.148 |
24º VW Fox | 3.138 |
25º GM S10 | 3.019 |
26º Toyota Hilux | 2.967 |
27º Ford Ka sedã | 2.923 |
28º Honda Civic | 2.560 |
29º Nissan Versa | 2.543 |
30º Hyundai HB20 S | 2.512 |
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
“Elites políticas europeias vão ‘abanar o rabo’ para Trump”, diz Putin
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião