As vendas de carros em abril fecharam um quadrimestre de recuperação do setor automotivo. O crescimento foi de 20,45% em relação ao mesmo período de 2017 - 737.282 contra 612.117 unidades emplacadas.
Só no mês passado foram 210.017 exemplares emplacados, um aumento de 37,8% sobre abril do ano passado.É o melhor desempenho desde dezembro de 2015. Em relação a março, o crescimento foi de 5%.
Abril também consolidou a volta do Renault Kwid entre os modelos mais vendidos no Brasil, ressurgiu Sandero, que estava longe dos holofotes, e mostrou que o Volkswagen Virtus fará dobradinha com o irmão Polo na preferência em seus segmentos.
>> HR-V perde fôlego e SUVs compactos têm novo líder de vendas; veja top 10
O Kwid começou sua trajetória em 2017 desbancando em outubro o Hyundai HB20 e o Ford Ka na venda mensal. Porém o sucesso meteórico foi prejudicado com o anúncio de recalls, que paralisaram a entrega do carro aos compradores e a novos clientes.
Mas em fevereiro deste ano, o subcompacto voltou a figurar na parte de cima do ranking, cravando por três meses consecutivos a quinta posição entre os veículos mais licenciados no país - no mês passado foram 6.616 exemplares.
Já o Sandero resgatou o bom desempenho de um passado recente ao aparecer na oitava colocação, com 5.814 unidades emplacadas. O hatch compacto colou no VW Polo, o sétimo da lista (5.818), e ficou à frente de Toyota Corolla (5.664) e VW Gol (5.449), dois tradicionais campeões de venda.
>> Vendas em baixa! Os carros mais injustiçados no Brasil
O Virtus, por sua vez, começa a brigar pela liderança do segmento de sedãs. Com 3.860 exemplares negociados em abril, ele já se posiciona na segunda colocação entre os compactos, atrás apenas do Prisma, com 6.630 - o Volks fechou em 18.º no geral e o Chevrolet, em 4.º.
Vale lembrar que que o Virtus parte de R$ 59.990, enquanto o Prisma começa em R$ 47.990 na versão 1.0 Joy, que traz o visual antigo - o modelo reestilizado sai de R$ 57.550.
Ainda dentro da categoria, o Ford Ka Sedan terminou abril na terceira posição, seguido de Fiat Cronos, Toyota Etios Sedan, Volkswagen Voyage e HB20S.
Onix continua soberano
O líder absoluto continua sendo o Onix, que atropela os rivais. O hatch de entrada da Chevrolet faturou 16.617 unidades no mês passado, ante as 9.606 do HB20 e 8.764 do Ford Ka.
No acumulado do ano o Onix já somou 58.390 emplacamentos. O HB20 retomou o segundo posto, com 33.618, deixando o Ford Ka em terceiro, com 32.790.
O top 10 do ano tem um novo integrante: o Fiat Argo, que totalizou 17.818 unidades vendidas de janeiro a abril. Curiosamente, nenhum SUV está na lista dos dez mais, já que é o segmento mais em alta do momento - talvez pelas inúmeras opções no mercado. O Jeep Compass é o mais bem colocado, em 11.º, com 17.584 carros negociados no período.
TOP 30 | Em abril (unidades) |
1.º Chevrolet Onix | 16.617 |
2.º Hyundai HB20 | 9.806 |
3.º Ford Ka | 8.764 |
4.º Chevrolet Prisma | 6.635 |
5.º Renault Kwid | 6.616 |
6.º Fiat Strada | 6.357 |
7.º Volkswagen Polo | 5.818 |
8.º Renault Sandero | 5.814 |
9.º Toyota Corolla | 5.664 |
10.º Volkswagen Gol | 5.449 |
11.º Fiat Toro | 5.142 |
12.º Fiat Argo | 4.953 |
13.º Jeep Compass | 4.607 |
14.º Volkswagen Saveiro | 4.489 |
15.º Jeep Renegade | 4.462 |
16.º Fiat Mobi | 4.204 |
17.º Toyota Etios | 3.968 |
18.º Volkswagen Virtus | 3.864 |
19.º Hyundai Creta | 3.785 |
20.º Nissan Kicks | 3.701 |
21.º Ford Ka Sedan | 3.525 |
22.º Honda HR-V | 3.523 |
23.º Fiat Cronos | 3.383 |
24.º VW Fox | 3.292 |
25.º Toyota Etios sedã | 3.255 |
26.º Toyota Hilux | 3.195 |
27.º Ford EcoSport | 2.932 |
28.º VW Voyage | 2.825 |
29.º Honda Civic | 2.765 |
30.º Hyundai HB20S | 2.651 |
Trump barra novos projetos de energia eólica nos EUA e pode favorecer o Brasil
Avião comercial e helicóptero militar colidem em Washington, nos EUA
Girão cita riscos com possível volta de Alcolumbre à presidência do Senado
Brasileiro que venceu guerra no Congo se diz frustrado por soldados que morreram acreditando na ONU
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião