Saiba mais
O processo de impermeabilização começa com a limpeza dos bancos, suportes de cabeça, forros das portas e carpê. Em seguida, se os bancos não tiverem manchas, é passado o aspirador de pó para depois ser feita a impermeabilização com um pulverizador pressurizado. Se houver manchas, será necessário fazer uma lavagem antes de impermeabilizar.
O produto usado na impermeabilização precisa estar bem seco antes do veículo ser entregue ao dono. É importante também o carro ficar arejado, pois o cheiro (do produto) é forte e pode dar dor-de-cabeça.
Vantagens da impermeabilização: proteção do tecido confere maior durabilidade ao estofamento; a aplicação evita a penetração de líquidos, que fica na superfície e pode ser seco com um pano; não há absorção de sujeira pelo tecido, o que evita gastos extras com limpeza; e previne contra o acúmulo de ácaros.
Impermeabilizar ou apenas limpar? Eis o dilema dos donos de automóveis com bancos em tecido quando o assunto é manter o conjunto bem cuidado. A prevenção contra a sujeira pode ser feita com o tratamento da impermeabilização, que impede a penetração de líquidos, materiais pastosos e do pó, tanto nos assentos e forrações quanto no carpê. No entanto, o que ainda impede muitos de contratarem esse tipo serviço é o valor (entre R$ 80 e R$ 140, dependendo do tamanho do carro), imaginando que a limpeza unicamente resolveria o problema.
"Às vezes, nós oferecemos a impermeabilização e a pessoa diz que não precisa. Depois de um acidente com líquidos dentro do carro o proprietário volta desesperado", conta Douglas Cordeiro Rayzel, dono da Hiper Filmes, empresa de Curitiba especializada na limpeza e proteção de assentos. Neste caso, lembra ele, a recuperação da área danificada fica ainda mais cara, já que torna-se necessária uma nova lavagem, antes da impermeabilização. Assim, a despesa final pode saltar para até R$ 240.
Rayzel lembra que o melhor é impermeabilizar os tecidos enquanto estão limpos. Quando são derrubados refrigerantes e comidas, acaba sendo necessária a retirada dos bancos de dentro do carro, assim como de suas capas, para que sejam lavadas, antes de passarem pelo processo de proteção. Segundo ele, o perfil de seus clientes é formado basicamente por pessoas que têm crianças, gatos e cachorros, com a preocupação de facilitar a limpeza dos alimentos derrubados ou da urina dos animais. "Se este líquido penetrar na espuma do banco, o cheiro não sai nunca mais. Só mesmo trocando o banco", diz Rayzel. A clientela é equilibrada entre homens e mulheres, mas ele afirma que elas ainda são mais caprichosas com seus automóveis.
Já Narriman Ghazal, proprietária da empresa Carro Limpo, também na capital, aponta outro comportamento no seu estabelecimento. "Muitos homens procuram o serviço. Eles adoram cuidar de seus carros e pagam mais pela qualidade da manutenção e limpeza", diz. Contudo, Narriman salienta que a impermeabilização ainda é considerada cara. "As pessoas acham que o custo é muito alto e acabam não fazendo. Preferem fazer somente a limpeza", conta ela, lembrando que na realidade o processo de proteção seria mais econômico a longo prazo. "Nós indicamos o tratamento de impermeabilização aos clientes, mas muitas vezes eles dizem que vão tomar mais cuidado e que não vão mais derrubar líquidos no carro", explica.
Serviço: Hiper Filmes Serviços Automotivos, R. Holanda, 1750, Boa Vista. (0xx41) 3352-3404. Carro Limpo Centro Automotivo, Av. Silva Jardim, 4316, Água Verde. (0xx41) 3018-5555.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião