• Carregando...
A regulagem dos faróis é feita com o auxílio de um aparelho equipado com espelho | Arquivo/Gazeta do Povo
A regulagem dos faróis é feita com o auxílio de um aparelho equipado com espelho| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Pequenas colisões, buracos, estradas de terra e ambientes úmidos podem causar graves danos aos faróis dos carros. Os problemas vão desde o desalinhamento do facho de luz até o desgaste das lentes. Como pode causar acidentes graves no trânsito, somente o farol desregulado rende ao proprietário do veículo uma multa de R$ 127,69, cinco pontos na carteira de habilitação e a retenção do veículo para regularização.

O técnico da DPaschoal, Rogério Ramalho de Oliveira, recomenda que o alinhamento dos faróis e a checagem de lâmpadas e vedações sejam associados à revisão do veículo, em que é feito balanceamento, rodízio dos pneus e verificação do óleo. "É preciso realizar a manutenção preventiva", observa Oliveira. Ainda segundo o técnico, se uma lâmpada queimar, é melhor que se troque as duas, já que significa que a vida útil da outra lâmpada também está no fim. "De certa forma as lâmpadas têm um certo tempo de utilização. Mesmo que só queime a de um farol, a intensidade da outra estará diferente, porque vai perdendo com o tempo", diz Oliveira.

O farol desregulado ou desalinhado, além de atrapalhar a visão do motorista, coloca em risco os condutores que estão na direção oposta, pois, por reflexo, os olhos seguem o ponto mais forte de luz. A regulagem dos faróis é um processo rápido se feito em oficinas especializadas. No caso, a regulagem é feita com o auxílio de um aparelho equipado com espelho.

De acordo com o engenheiro da Nino Faróis, Lázaro Moraes, a abrasão está entre os agentes mais nocivos aos faróis, por não ser possível a reparação da peça.

"No caso daqueles carros que trafegam em estradas, aquele efeito da areia batendo em alta velocidade danifica a lente do farol. A limpeza do carro com detergentes fortes, comuns em lava-rápido, também prejudica a lente", explica Moraes. A alta umidade também tem efeito abrasivo. No caso, a parte espelhada do farol é que sofre a degradação. Esse acabamento é feito pelo processo de metalização, em que é aplicada uma camada muito fina de alumínio. Se danificada, o farol precisa ser trocado, pois não há reparos. "Por esse motivo, não se deve tentar limpar a área, nem arear com palha de aço. Só de passar a mão essa camada risca", alerta o engenheiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]