• Carregando...

Faça sempre a manutenção geral do automóvel (normalmente a cada 15 mil quilômetros) e mantenha seu motor bem regulado. No mínimo, estes cuidados irão garantir que o carro não terá um consumo de combustível acima do normal, já que um propulsor desregulado consome mais combustível e polui muito mais o ar.

De acordo com Francisco Henrique Arendt, proprietário da Auto Mecânica Heinz, durante uma inspeção, deve-se verificar se as velas de ignição estão em bom estado e se a folga do eletrodo está dentro do especificado. Cabos de velas sujos e desencapados, assim como distribuidores com rachaduras e rotores gastos, não conduzem adequadamente a corrente elétrica, o que significa desperdício de gasolina.

Arendt recomenda também que se verifique os filtros de ar e de óleo. Se a passagem do ar estiver sendo obstruída por um filtro, que já não retém as impurezas, haverá consumo desnecessário. Vazamentos de dutos e carburadores desregulados ou bicos injetores sujos também aumentam o consumo de combustível.

Wilson Bill, proprietário da Auto Mecânica Bill, lembra ainda que pneus com pressão abaixa podem provocar um aumento de consumo. Eles devem ser calibrados a cada 15 dias. Também devem ser mantidos em dia outros sistemas que podem contribuir para um aumento de consumo: os freios devem estar regulados, a direção alinhada e as rodas balanceadas.

Ar-condicionado

Quanto ao ar-condicionado, o acessório realmente pode ser um vilão para a direção econômica. Segundo Bill, andar com o equipamento ligado pode consumir até 5% a mais de combustível. Por isso, a recomendação é que se use o ar-condicionado somente quando necessário, nunca em trajetos muito curtos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]