New March terá nova tabela a partir de março. Confira os itens de série de cada versão:
1.0 Conforto: R$ 35.990
Direção elétrica, ar-condicionado manual, rodas de aço 14", freios ABS com EBD e computador de bordo.
1.0S: R$ 37.990
Acrescenta trava, vidros e retrovisores elétricos e chave com telecomando.
1.0SV: R$ 40.990
Adiciona CD player (entrada auxiliar, USB e bluetooh), comando de áudio e telefone no volante, aerofólio com brake light, farol de neblina e rodas de liga leve 15".
1.6 S: R$ 40.990
Idem 1.0 S
1.6 SV: R$ 43.990
Idem 1.0 SV
1.6 SL: R$ 47.990
Agrega sistema de navegação com rede sociais, tela de 5,8" sensível ao toque, câmera de ré, ar-condicionado digital, máscara negra nos faróis e rodas aro 16".
Atributos e deslizes do carro
Prós
Motor 1.0 três cilindros é bastante econômico .
Vibração e ruído típicos dos tricilindros foram atenuados.
Mais de 80% do torque entregues em até 2.000 rpm.
Direção elétrica, ar-condicionado e computador de bordo de série.
Reduzido diâmetro de giro facilita as manobras.
Contras
Menor potência e torque entre os tricilindros.
Acabamento com a aparência plastificada. Os botões do sistema de refrigeração manual têm design ultrapassado.
Tanque de combustível com capacidade de apenas 41 litros, a menor entre os concorrentes, que têm 50 l ou mais.
De 2% para 5% de mercado brasileiro em dois anos. Esta era a meta audaciosa da Nissan quando inaugurou a sua nova fábrica no início de 2014 em Resende (RJ). O New March, que passou a ser produzido lá, seria o carro-chefe para o 'grande salto'. Só que o modelo não empolgou e os emplacamentos mensais continuaram em 2 mil unidades/mês pouco, considerando as 5,6 mil projetadas pela Nissan.
INFOGRÁFICO: Compare a ficha técnica do New March 1.0 com os concorrentes de motorização similar
Para tentar cumprir o cronograma inicial, a empresa colocará no mercado novos produtos. O primeiro deles é New March 1.0 três cilindros, que chega às lojas em março, seguindo a tendência de Hyundai HB20, VW up! e Ford Ka, que já disponibilizam o propulsor menor, sinônimo de consumo baixo e potência na medida certa para quem anda na cidade, mas, eventualmente, pega a estrada.
Depois virão New Versa, que também assume cidadania brasileira e será apresentado no próximo mês; a nova geração da picape Frontier (prevista para o meio do ano); e o inédito utilitário esportivo compacto Kicks, que começaria a ser vendido no início de 2016.
Mas, com os novos preços para a linha 2015 do New March fica difícil imaginar que a meta possa ser atingida a tão curto prazo. A versão de entrada, agora com bloco 1.0 três cilindros, que rende 77 cv e 10 kgfm de torque, parte de R$ 35.990, ou seja, R$ 1.600 a mais do que a linha anterior , que tinha um cilindro a mais, 74 cv e mesmo torque.
A adição de novos equipamentos e o retorno do IPI 'cheio' justificariam o reajuste na tabela. Mesmo assim, a Nissan espera repetir ao longo do ano o desempenho de dezembro passado, quando licenciou 3 mil exemplares do New March.
O modelo passa a contar com o sistema Flex Start, que dispensa o tanquinho para partida a frio com etanol. O bloco do motor também trocou o ferro pelo alumínio, bem mais leve e que, com o cilindro a menos, deixou o carro mais econômico, especialmente na estrada.
A quinta marcha foi alongada para baixar as rotações em velocidade de cruzeiro, favorecendo maior economia de combustível. Em desempenho, o New March 1.0 tricilindros está abaixo dos rivais Ka (85 cv/ 10,7 kgfm), up! (82cv/ 10,4 kgfm) e HB20 (80 cv/ 10,2 kgfm).
Compacto fica mais ágil em baixas rotações
Se a preocupação da Nissan não era ter o tricilindros mais potente do mercado, pelo menos a marca privilegiou a condução a velocidades menores. O novo bloco, feito na planta de Resende (RJ), entrega torque em baixas e médias rotações. Com 2.000 rpm, já são quase 9 kgfm (do total de 10 kgfm). Na cidade, significa saídas melhores em cruzamentos e semáforos que as do antigo quatro cilindros. Na estrada, respostas são instantâneas, garantindo retomadas e ultrapassagens mais seguras.
Os modelos três cilindros têm como característica a vibração e o ruído mais grave vindos do motor. A Nissan conseguiu atenuar esse problema colocando contrapesos nas extremidades da parte baixa do propulsor. O New March 'bate' menos e é mais silencioso que os rivais.
O jornalista viajou a convite da Nissan
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