Outros lançamentos previstos para 2007
Abril Estréia a SpaceFox Crossover, com visual off-road. Também estão previstos os Fiat Siena e Palio Weekend com "cara nova".
Maio Será a vez do mexicano Nissan Tiida e do Porsche Cayenne.
Junho Virão o Citröen C4 Picasso e a nova versão da Mercedes-Benz Classe C.
Julho O Chevrolet Astra hatch terá visual semelhante ao europeu e ficará parecido com o "irmão" maior Vectra.
Agosto O Grande Punto usará a plataforma do Idea e virá com motores Flex 1.4 e 1.8.
Setembro O Ford EcoSport receberá a primeira reestilização.
Outubro Um novo compacto da Ford substituirá o Ka.
Novembro A nova geração do Mitsubishi Lancer virá com motor 152 cv e câmbio CVT.
Dezembro Está previsto a chegada do VW Jetta Variant.
Animadas com a perspectiva de recorde de produção e vendas, as montadoras têm inúmeros lançamentos previstos para 2007. O pontapé foi dado pelo novo Ford Fiesta, que chegou no fim de janeiro. Para o mês de março, a safra promete ser gorda, com apresentação de seis novos modelos. Destaque para os reestilizados Fiat Palio e Volkswagen Golf e o estreante no mercado nacional Renault Logan. Completam a lista o Honda Civic Si, o Nissan Sentra e o Peugeot 206 automático.
O lançamento mais aguardado no ano é o remodelado Golf, segundo pesquisas com internautas, realizadas por sites especializados em automóveis. A própria Volks encara o seu novo hatch médio como o principal produto da marca para 2007. Por isso vem fazendo um enorme suspense antes do lançamento oficial. Durante a semana que passou divulgou as primeiras imagens do veículo, porém revelando apenas detalhes da carroceria e interior.
A parte que mais sofreu alterações foi a dianteira. Os faróis, semelhantes ao do Polo, em nada lembram a atual geração do modelo (5.ª) vendido na Europa e os contornos arredondados da atual versão brasileira. O "V" ressaltado no pára-choques, e comum nos últimos desenhos VW, foi trocado por traços do "W", que acentuam os contornos do pára-choques, unindo-o aos faróis e fazendo surgir o formato de uma asa.
Já as lanternas ganharam o mesmo elemento circular presente no Spacefox e no Polo. Os espelhos retrovisores externos agregam luzes indicadoras de direção. De acordo com a VW, serão três opções de motorização, quatro versões de acabamento incluindo a Sportline e a GTI e câmbios manual e automático Tiptronic, novidade na linha.
O Palio 2008 ganhou atualizações na dianteira, lateral, traseira e interior e serão aplicadas apenas à configuração ELX, que têm motores 1.0 e 1.4, além da 1.8R aliás, o único a manter o propulsor de 1.8 litro. O Fire 1.0, de entrada na linha, continuará com a "cara" antiga.
O estilo do novo Palio se aproxima da nova identidade visual dos modelos da Fiat na Europa, como o Grande Punto e o Bravo, mas devidamente "abrasileirado". O vidro traseiro ficou menor e agora conta com uma moldura ao seu redor. A tampa do porta-malas perdeu a placa, que foi parar no pára-choque, e exibe um vinco na altura do logotipo da Fiat.
Outra estréia bastante aguardada é o Renault Logan, sedã compacto que sairá da linha de produção de São José dos Pinhais com a promessa de se enquadrar na categoria "bom e barato". Os motores deverão ser os mesmos bicombustíveis usados atualmente no Clio, o 1.6 16V com 110 cv rodando a gasolina e 115 cv com álcool.
O carro deve ser uma cópia quase fiel da versão européia. Portanto, contará com rodas de 15 polegadas, conjunto ótico e grade do radiador cromada. O porta-malas terá capacidade de 510 litros, a mesma do Clio Sedan atual. A instrumentação tem dois grandes mostradores circulares (velocímetro e contagiros) em destaque. No painel plástico, logo abaixo do aparelho de som, ficam concentrados os comandos dos vidros e do pisca alerta.
Ainda no segmento sedã, porém de porte médio, a novidade do próximo mês será a nova geração do Nissan Sentra, que virá com um desenho mais atual feito no México. Equipada com motor 2.0 de quatro cilindros e 140 cv, além de câmbio CVT, o estilo lembra um pouco o Ford Fusion.
Já a Honda apresenta o Civic Si, versão esportiva do modelo sucesso de vendas em 2006. A produção será pequena e preço deve bater a casa do R$ 105 mil. O sedã chega para ser um dos mais potente veículos em produção no Brasil. Seu motor 2.0 16V i-VTEC entrega 192 cv de potência a 7.800 rpm e 18,8 kgfm de torque a 6.100 rpm. Com câmbio manual de seis marchas, vai acelerar de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atingir 210 km/h de velocidade máxima.
E por fim, os lançamentos no mês de março se completam com Peugeot 206 automático, que traz a transmissão Tiptronic de quatro marchas. A nova caixa será oferecida opcionalmente para a versão Feline. Com o preço sugerido pela marca a partir de R$ 48.500, será o nacional automático mais barato do mercado.
Trump barra novos projetos de energia eólica nos EUA e pode favorecer o Brasil
Brasileiro que venceu guerra no Congo se diz frustrado por soldados que morreram acreditando na ONU
Não há descanso para a censura imposta pelo STF
Tarcísio ganha influência em Brasília com Hugo Motta na presidência da Câmara
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião