A linha Master é dividida em 12 versões nas carrocerias chassi, furgão e minibus. Os preços variam de R$ 85.710 (Novo Master Chassi-Cabine L2H1) a R$ 145.900 (Novo Master Minibus VIP 16L L3H2)| Foto: Rodolfo Bührer/Renault

8 semanas foi o tempo que a fábrica da Renault ficou parada para obras. O presidente da montadora no Brasil, Olivier Murguet, diz que isso afetou o desempenho de vendas em janeiro e fevereiro. "Teremos que fazer 12 meses em 10", afirma. Para fechar o ano com bons resultados, uma das medidas será ampliar o número de concessionárias de 235 para 275.

CARREGANDO :)
Na frente, a grade é nova e os faróis foram alongados
Por dentro, muitas opções de porta-objetos
Atrás, lanternas maiores
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A Renault começa a vender no Brasil, a partir do dia 18 de março, a nova geração do Master. O utilitário da montadora francesa, que é produzido na fábrica de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, passou por mudanças no visual e, ainda, ganhou um motor mais potente e mais econômico. O antigo propulsor, de 115 cavalos, foi substituído por um de 130 cavalos (a 3.500 rpm). O novo turbodiesel 2.3 litros de quatro cilindros gera 31,6 kgfm de torque (1.600 rpm). O consumo de combustível passa a ser 5% menor e outras mudanças promovidas pela montadora tornam mais barata a manutenção do utilitário.

A corrente de distribuição, que antes precisava ser trocada a cada 60 mil km ou quatro anos, agora foi concebida para durar toda a vida útil do veículo. O líquido de arrefecimento passa a resistir 160 mil km (ou seis anos) contra os 120 mil km (quatro anos) do antigo modelo. O intervalo das revisões da linha Master foi ampliado de 15.000 km para 20.000 km, ou seja, cerca de três por ano. E o preço da revisão é de R$ 2.200. Mas o veículo conta com o sistema OCS (Oil Control System), que detecta o uso severo e indica se a revisão deve ser antecipada.

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Frédéric Posez, diretor de Marketing da Renault do Brasil, apresentou as mudanças feitas na linha Master para jornalistas especializados de todo o país num encontro em Curitiba essa semana. Por fora, citou, o veículo ganhou novo capô, para-choques, grade dianteira, repetidor de seta nos retrovisores e os faróis foram alongados. Na traseira, as lanternas estão maiores. Por dentro, segundo Posez, a inspiração veio dos veículos de passeio. O painel está mais requintado e bancos e tecidos são novos. A nova Master conta com mais porta-objetos e pontos de fixação de carga, a largura da porta foi ampliada em 17 centímetros e a capacidade do bagageiro vai até 1.700 litros. No quesito segurança, o veículo vem com freios ABS e airbags frontais de série.

Líder no mercado de utilitários na Europa há 15 anos, a Renault vem registrando bons resultados no Brasil. Gustavo Schmidt, vice-presidente comercial da montadora, conta que de 2011 para 2012 foi registrado um crescimento de 24,5% no número de unidades vendidas, enquanto o mercado em geral teve queda de 0,8%. A expectativa para este ano também é boa, embora a empresa não cite números.

A linha Master é dividida em 12 versões nas carrocerias chassi, furgão e minibus. Os preços variam de R$ 85.710 (Novo Master Chassi-Cabine L2H1) a R$ 145.900 (Novo Master Minibus VIP 16L L3H2). As cores disponíveis são: duas sólidas (Branco Glacier e Vermelho Vivo) e três metálicas (Cinza Acier, Prata Etoile e Preto Nacré).