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A esportividade do Maverick foi reforçada pelos detalhes emprestados do Shelby, como a faixa dupla longitudinal, faróis e grade | Fotos: Renyere Trovão/Gazeta do Povo
A esportividade do Maverick foi reforçada pelos detalhes emprestados do Shelby, como a faixa dupla longitudinal, faróis e grade| Foto: Fotos: Renyere Trovão/Gazeta do Povo
  • Laternas, luz de ré e tampa do tanque são do Mustang
  • Volante e painel originais ganharam a presença de vários relógios
  • Kit importado transformou o motor 302 V8 num potente 347

Um Maverick GT 1974 V8 dificilmente passa despercebido aos olhares de quem curte carros esportivos. Imagine um modelo customizado que agrega no seu visual detalhes do lendário Mustang Shelby GT 500. O comerciante Douglas Ribeiro do Carmo, 29 anos, de Curitiba, decidiu apostar nessa dobradinha e hoje dirige um Mavecão pra lá de exclusivo.

À primeira vista, a aparência do cupê da Ford pode até confundir os mais desatentos. A expressão "parece um Mustang" é inevitável diante da faixa dupla longitudinal, na cor preta, que cruza a carroceria do veículo de um para-choque ao outro. As listras são a marca registrada do Shelby. As lanternas traseiras mais largas e finas também remetem ao "puro-sangue". "Algumas peças são originais do GT 500, adquiridas nos Estados Unidos", diz o dono. O "kit Shelby" traz ainda faróis e grade dianteira, faixas laterais pretas e tampa do combustível. No entanto, o dono faz questão de frisar que a essência continua sendo a de um Maverick.

O projeto foi dividido em duas fases. Na primeira, ganhou uma nova pintura bem apimentada. O branco original deu lugar ao vermelho cadmium, característico dos modelos da época, com uma pitada de cor laranja. Por dentro, o comerciante manteve a originalidade do quadro de instrumentos, painel, volante e bancos. Deu apenas uma atualizada no ambiente com a adição de relógios medidores e um potente conjunto sonoro com DVD player.

Já na segunda fase, mais recente, a preocupação foi envenenar ainda mais o esportivo. O motor 302 V8 preparado na etapa inicial teve uma evolução de cilindrada e, principalmente, de performance. Para aumentar os 5 litros originais (302 polegadas cúbicas) foi utilizado um kit norte-americano, o Scat Stroker 347, que transforma o small block (bloco pequeno, em inglês) num 5.7 litros de 347 polegadas cúbicas. Entraram também pistões e bielas forjadas, cabeçotes e radiador de alumínio, novos comandos de válvulas e virabrequim. A alimentação é feita por dois carburadores Quadrijet com 500 cfm de vazão cada um. A nova configuração, trabalhada pela mãos especializadas do curitibano Adriano Jasper, vem identificada entre as extremidades do para-choque dianteiro e a caixa das rodas. A potência alcança 450 cv, com auxílio do óxido nitroso. O reforço da caixa de câmbio T5, do Mustang Cobra, evita que a força do propulsor quebre o sistema.

Para completar, o sistema de suspensão recebeu amortecedores esportivos e barras de tração traseira, que entregam conforto e esportividade ao carro. Discos de freios maiores e ventilados se encarregam de parar a máquina com segurança. O Maverick GT vem equipado ainda com rodas 18" (dianteira) e 19" (traseira), aerofólio e dois canos de escape de 3 polegadas de diâmetro, além de abafadores.

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Serviço

Confira as etapas da restauração do Maverick GT 74 no site (www.performanceV8.com.br) criado por Douglas Ribeiro do Carmo. O espaço é voltado para os proprietários de carros V8 e visa auxiliar em todas as fases de restauração, com dicas, fotos, classificados de peças, receitas e catálogos disponíveis.

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