Um Maverick GT 1974 V8 dificilmente passa despercebido aos olhares de quem curte carros esportivos. Imagine um modelo customizado que agrega no seu visual detalhes do lendário Mustang Shelby GT 500. O comerciante Douglas Ribeiro do Carmo, 29 anos, de Curitiba, decidiu apostar nessa dobradinha e hoje dirige um Mavecão pra lá de exclusivo.
À primeira vista, a aparência do cupê da Ford pode até confundir os mais desatentos. A expressão "parece um Mustang" é inevitável diante da faixa dupla longitudinal, na cor preta, que cruza a carroceria do veículo de um para-choque ao outro. As listras são a marca registrada do Shelby. As lanternas traseiras mais largas e finas também remetem ao "puro-sangue". "Algumas peças são originais do GT 500, adquiridas nos Estados Unidos", diz o dono. O "kit Shelby" traz ainda faróis e grade dianteira, faixas laterais pretas e tampa do combustível. No entanto, o dono faz questão de frisar que a essência continua sendo a de um Maverick.
O projeto foi dividido em duas fases. Na primeira, ganhou uma nova pintura bem apimentada. O branco original deu lugar ao vermelho cadmium, característico dos modelos da época, com uma pitada de cor laranja. Por dentro, o comerciante manteve a originalidade do quadro de instrumentos, painel, volante e bancos. Deu apenas uma atualizada no ambiente com a adição de relógios medidores e um potente conjunto sonoro com DVD player.
Já na segunda fase, mais recente, a preocupação foi envenenar ainda mais o esportivo. O motor 302 V8 preparado na etapa inicial teve uma evolução de cilindrada e, principalmente, de performance. Para aumentar os 5 litros originais (302 polegadas cúbicas) foi utilizado um kit norte-americano, o Scat Stroker 347, que transforma o small block (bloco pequeno, em inglês) num 5.7 litros de 347 polegadas cúbicas. Entraram também pistões e bielas forjadas, cabeçotes e radiador de alumínio, novos comandos de válvulas e virabrequim. A alimentação é feita por dois carburadores Quadrijet com 500 cfm de vazão cada um. A nova configuração, trabalhada pela mãos especializadas do curitibano Adriano Jasper, vem identificada entre as extremidades do para-choque dianteiro e a caixa das rodas. A potência alcança 450 cv, com auxílio do óxido nitroso. O reforço da caixa de câmbio T5, do Mustang Cobra, evita que a força do propulsor quebre o sistema.
Para completar, o sistema de suspensão recebeu amortecedores esportivos e barras de tração traseira, que entregam conforto e esportividade ao carro. Discos de freios maiores e ventilados se encarregam de parar a máquina com segurança. O Maverick GT vem equipado ainda com rodas 18" (dianteira) e 19" (traseira), aerofólio e dois canos de escape de 3 polegadas de diâmetro, além de abafadores.
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Serviço
Confira as etapas da restauração do Maverick GT 74 no site (www.performanceV8.com.br) criado por Douglas Ribeiro do Carmo. O espaço é voltado para os proprietários de carros V8 e visa auxiliar em todas as fases de restauração, com dicas, fotos, classificados de peças, receitas e catálogos disponíveis.
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