• Carregando...
 |
| Foto:

Ford Maverick surgiu em 1973 para duelar com o Chevrolet Opala, mas não foi um fenômeno de vendas como o rival. Mesmo assim conquistou uma legião de admiradores, principalmente depois que deixou o mercado em 1979.

Um pouco desta admiração poderá ser vista no Maverick Day, exposição organizada pelo Maverick Clube de Curitiba que acontece neste sábado (12), das 9h às 18h, no Espaço Phoenix, com entrada gratuita. Dezenas de exemplares em suas diferentes versões vão desfilar a cultura muscle car, trazida dos EUA, onde o modelo surgiu, em 1969.

No Brasil, o Mavecão foi vendido nas carrocerias sedã (quatro portas) e cupê (duas portas) e em quatro configurações: Super, Super Luxo, GT e LDO. Inicialmente trazia os motores 3.0 de seis cilindros e o V8 5.0 302 na versão GT, que rendia 197 cv e torque de 39,6 kgfm. O barulho grave dos propulsores soa como música aos ouvidos dos fãs e amantes do musculoso carro.

A versão GT, por sinal, é uma das mais cultuadas pelos colecionadores e se destaca pelas duas entradas falsas no capô , faixas decorativas nas laterais em preto, rodas mais largas, par de presilhas em alumínio no capô e  faróis auxiliares embutidos na grade dianteira. 

Como os propulsores do Maverick eram muito beberrões, a Ford acabou desenvolvendo um bloco menor,  de 2,3 litros, que passou a equipar toda a linha, deixando o V8 como opcional. 

Ao todo, foram produzidas quase 109 mil unidades em solo brasileiro. O fim do Maverick se deu por ser relativamente caro, custando à época quase o dobro do Volkswagen Fusca. 

Com a crise do petróleo e a disparada do preço da gasolina no fim da década de 1970, ele tornou-se um artigo de luxo pelo alto consumo de combustível. Assim, acabou perdendo espaço para o novo Corcel, que chegou em 1978 com preço menor, além de ser mais econômico.

 

Em 1979, o lendário carro despediu-se do mercado para entrar no hall dos grandes clássicos nacionais. É hoje um dos mais badalados modelos entre os entusiastas de automóveis antigos, chegando a custar mais que um zero km - um GT V8 bem conservado passa dos R$ 100 mil. 

Na área externa, uma Kombi food truck oferecerá bebidas e espetinhos, além de tendas comecializando camisetas, chaveiros e artigos ligados ao universo automotivo.

Os 20 primeiros Mavericks que chegarem à exposição (aberta a todos os donos do modelo da Ford) com ganharão uma placa decorativa do Maverick Day da LF Produtos. Visitantes e expositores também terão à disposição uma lavagem do automóvel na Cristal Wasch ao preço especial de R$ 20 . 

Serviço

O quê? Maverick Day

Quando? 12/8 (neste sábado)

Onde? EspaçoPhoenix - BR 116, 6.000, bairro Tarumã (esquina com a Rua Raphael Papa, 1.600), em Curitiba.  

Quanto? gratuito

Mais informações:  (41) 3362-9275/ 9 9837-3738

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]