Exclusividade
Pagani Zonda F é vendido por R$ 4 milhões
O carro mais caro do mercado nacional, o superesportivo Pagani Zonda F, no valor de R$ 4 milhões, foi vendido para um empresário paulista e será emplacado em abril. Produzido na Itália, o carro é fruto de uma linha exclusiva de veículos superluxuosos que produz no máximo 25 unidades por ano. A importadora Platinuss, representante da marca no país, que vendeu o carro, também comercializa os bólidos da Spyker e Koenigsegg. Este último chega em julho com preço acima de R$ 6 milhões.
O Pagani Zonda F foi apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Genebra de 2006. A carroceria do carro é de fibra de carbono e pode ser aberta pelo motorista para se ter acesso ao motor, tanque de combustível e até espaço para bagagens nas laterais do carro. Sob o capô esconde um motor Mercedes-Benz AMG com 12 cilindros em V, capaz de entregar uma potência de 659 cavalos a 6.150 rpm e alcançar uma velocidade máxima de 345 km/h. E para sair de 0 e atingir os 100 km/h o superesportivo gasta somente 3,5 segundos. Já para frear de 200 km/h e parar completamente o modelo precisa de 4,4 segundos.
O Pagani Zonda F mede 4,43 metros de comprimento, 2,05 m de largura, 1,14 m de altura e 2,73 de entreeixos. Segundo a fabricante, a origem do "F" deste modelo Pagani Zonda F é uma homenagem ao ex-piloto Juan Manuel Fangio. Já o nome Zonda surgiu por causa do "El viento de los Andes".
O bólido MP4-12C que marca o regresso da McLaren aos carros de rua já pode ser considerado mais do que um sucesso de aprovação. Apresentado oficialmente na semana passada no Reino Unido, o modelo já recebeu 1.600 pedidos de encomendas. As primeiras unidades devem chegar no início de 2011 com um preço sugerido entre 125 mil libras e 150 mil libras, o equivalente a R$ 340 mil e R$ 408 mil, sem taxas de importação e impostos. Caso alguma unidade venha para Brasil, não irá custar menos de R$ 2 milhões.
Os testes do superesportivo antes do lançamento foram feitos pelos pilotos de F-1 da McLaren Jenson Button e Lewis Hamilton. O bólido conta com componentes derivados da experiência acumulada na Fórmula 1, como por exemplo a suspensão activa e entradas de ar. Ele mede 4,50 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,19 m de altura e tem uma distância entreeixos de 2,67 m. Os cerca de 1.300 quilos de peso estão distribuídos na razão de 43% para a dianteira e 57% para a traseira.
Seu interior é elegante, com console central elevado e vazado por trás. Há comandos de ar-condicionado digitais independentes, localizados nas portas, bem como uma tela sensível ao toque para configurar as funções do veículo. O contagiros analógico é o destaque entre os mostradores e o velocímetro é digital.
Equipado com um motor V8 Biturbo, 3.8 de 600 cv, o carro ainda não teve os números de performance divulgados, mas pode-se esperar velocidade máxima de quase 325 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos. Nas ruas, o novo bólido irá concorrer com a Ferrari 458 Italia e modelos da Porsche e Lamborghini.
Das 1.600 unidades encomendadas, 25% serão destinadas ao Reino Unido, 25% serão comercializadas no mercado norte-americano e os outros 50% serão vendidos no mercado europeu.
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