Geralmente o espaço da Ferrari é o que desperta o maior interesse entre as marcas de esportivos nos salões automotivos mundo afora. Só que nesta edição da mostra em São Paulo a fabricante italiana terá um concorrente de peso no estande ao lado.
O vizinho é simplesmente a McLaren e tem tudo para ser o estande mais fotografado do evento, que acontece até o próximo dia 18. O motivo é a presença de uma unidade da exclusivíssima versão Senna.
>> Volks revela a picape Tarok para provocar a Toro
O superesportivo faz uma homenagem ao piloto tricampeão de Fórmula 1, Ayrton Senna, moto em 1994. Foram produzidas apenas 500 unidades, todas já vendidas, sendo que três delas para compradores brasileiros.
Cada um desembolsou, no mínimo, R$ 8 milhões para ter um exemplar na garagem. Mas se o comprador optou por personalizar o modelo com alguns acessórios, a valor pode chegar a R$ 12 milhões.
>> Zoe, Leaf e Bolt: começa a guerra dos elétricos ‘populares’ no Brasil
A McLaren Senna é um exemplar de alta performance, feito para competição, mas que ganhou homologação para rodar nas ruas.
Ele é equipado com um nervoso motor V8 4.0, de 800 cv e 81,6 kgfm de torque, que leva 2,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h, alcançando 340 km/h de velocidade máxima. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
O projeto contou com a participação no desenvolvimento de Bruno Senna, sobrinho do tricampeão mundial.
>> No Brasil, marca de carro campeã de busca no Google tá longe de ser líder de vendas
O modelo traz das pistas não apenas a inspiração. A McLaren tem carroceria monocoque de fibra de carbono, suspensão ativa e elementos aerodinâmicos, como um gigantesco spoiler dianteiro e um aerofólio de fazer inveja a um Fórmula 1.
O esportivo tem sistema de freios que utiliza discos de cerâmica de carbono. De acordo com a fabricante, o carro precisa de apenas 100 metros para parar completamente, vindo de uma velocidade de 240 km/h.
>> Os 10 carros flex campeões em baixo consumo no Brasil
Além do hipercarro Senna, o estande da marca inglesa também exibe um monoposto MP4/5, dado de presente por Ron Denis para Ayrton Senna após a vitória no GP de Monza de 1990. Denis era o chefão da equipe Mclaren na Fórmula 1 à época.
O Brasil ganhou neste ano a sua primeira concessionária McLaren no país, por meio da revendedora Eurobike, em São paulo. Lá são vendidos modelos 570S, 570S GT e 720S, com preços a partir de R$ 1,9 milhão.
SERVIÇO
30.º Salão do Automóvel de São Paulo
Quando: 8 a 18 de novembro.
Onde: São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, Zona Sul de São Paulo.
Horários: 8 a 17/11, das 13h às 22h (entrada até as 21h), 18/11, das 11h às 19h (entrada até as 17h).
Ingressos: primeiro dia - R$ 50 (meia-entrada R$ 25); outros dias da semana - R$ 72 (meia-entrada R$ 36); fim de semana e feriado - R$ 90 (meia-entrada R$ 45).
Descontos: caravanas e quem segue a página do Salão de SP nas redes sociais tem desconto de 10%.
Confira outras opções de ingressos no site oficial do evento.
Estacionamento: carro, R$ 45; moto, R$ 25; van, R$ 70; micro-ônibus, R$ 120; e ônibus, R$ 160.
*Meia-entrada: estudantes; jovens de 15 a 29 anos pertencentes a famílias comprovadamente de baixa renda; professores das redes municipal e estadual; pessoas acima de 60 anos; aposentados pelo INSS; e deficientes com acompanhante.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast