Foi-se o tempo em que o Procon - entidade de proteção aos direitos do consumidor - era o único canal a se recorrer quando se ficava insatisfeito por uma empresa na compra de um produto.
A disseminação da internet fez surgir um outro caminho para solucionar problemas recorrentes do mal atendimento prestado: o site Reclame Aqui.
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Para quem ainda não conhece, saiba que atualmente é o maior portal de reclamações e de pesquisa de reputação de marcas e serviços no Brasil. São mais de 18 milhões de consumidores que acessam a plataforma.
E as empresas perceberam a força do canal, passando a usá-lo como balizamento para atrair clientes - quando o índice de satisfação no site é favorável - ou resolver o quanto antes as reclamações quando o emoji está zangado - a figura representa o nível da reputação d marca, acompanhado de uma nota (que vai de 1 a 10).
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Resolvemos fazer um recorte para o mercado automotivo, listando as piores e as melhores marcas de carro conforme o Reclame Aqui. Não deixa de ser um bom termômetro para quem está querendo comprar ou trocar de automóvel.
O site usa como base para realizar o índice de reputação a porcentagem de reclamações respondidas, a nota do consumidor (após a reclamação ser finalizada), o índice de solução e a possibilidade de o consumidor lesado aceitar fazer um novo negócio com a empresa reclamada.
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Estão presentes no ranking as 20 marcas de carro que mais venderam em 2018, de acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Lembrando que notas dadas pela plataforma variam de 1 a 10, considerando um a pior avaliação possível e 10 a melhor.
A Chevrolet, responsável pelo carro mais vendido no Brasil há quatro anos, o Onix, impressiona. Apesar de apresentar quase quatro mil reclamações, a fabricante tem um índice de resolução de problemas de 87%.
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Surpreendentemente, a Honda, ocupa o pior lugar dentre empresas do ramo automobilístico, seguida por Citroën, Peugeot e Ford. Subaru e Mitsubishi, por sua vez, destacam-se pelos bons índices. Confira:
MARCA | NOTA | RECLAMAÇÕES | RESOLVEU |
1 Honda | 3.9 | 1.466 | 36,8% |
2 Citroën | 4.2 | 766 | 42,2% |
3 Peugeot | 4.3 | 560 | 46,1% |
4 Ford | 5.3 | 4.033 | 52,7% |
5 Fiat | 5.7 | 2.678 | 55,9% |
6 Jeep | 5.9 | 2.241 | 63,9% |
7 JAC | 5.3 | 768 | 54,7% |
8 Lifan | 5.0 | 227 | 51,5% |
9 BMW | 3.6 | 203 | 35,3% |
10 Mercedes-Benz | 3.5 | 227 | 23,6% |
* Como explicado anteriormente, o ranking do Reclame Aqui leva inúmeros critérios em consideração. Por isso, as notas das marcas não estão em ordem decrescente.
MARCA | NOTA | RECLAMAÇÕES | RESOLVEU |
1 Subaru | 8.9 | 69 | 94,7% |
2 Mitsubishi | 8.9 | 452 | 93,2% |
3 Chevrolet | 8 | 3.773 | 86,8% |
4 Toyota | 8 | 1.584 | 81,3% |
5 Hyundai Caoa | 7.9 | 821 | 78,1% |
6 Nissan | 7.8 | 2.303 | 85,2% |
7 Hyundai Motors | 7.4 | 1.970 | 74,6% |
8 Land Rover | 7.5 | 189 | 69,6% |
9 Volkswagen | 7.1 | 2.875 | 75% |
10 Renault | 7 | 3.523 | 71.7% |
Entre as 20 fabricantes que mais emplacaram em 2018, ainda estão Chery, Volvo, Kia e Audi. Confira a reputação:
MARCA | NOTA | RECLAMAÇÕES | RESOLVEU |
1 Volvo | 6.7 | 74 | 69,6% |
2 Audi | 6.6 | 241 | 63,2% |
3 Caoa Chery | 6.4 | 220 | 66,2% |
4 Kia | 3 | 167 | 44,4% |
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