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O site Reclame Aqui usa emojis para classificar o índice de satisfação do consumidor com a marca. | Arte / Gazeta do Povo
O site Reclame Aqui usa emojis para classificar o índice de satisfação do consumidor com a marca.| Foto: Arte / Gazeta do Povo

Foi-se o tempo em que o Procon - entidade de proteção aos direitos do consumidor - era o único canal a se recorrer quando se ficava insatisfeito por uma empresa na compra de um produto. 

A disseminação da internet fez surgir um outro caminho para solucionar problemas recorrentes do mal atendimento prestado: o site Reclame Aqui.

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Para quem ainda não conhece, saiba que atualmente é o maior portal de reclamações e de pesquisa de reputação de marcas e serviços no Brasil. São mais de 18 milhões de consumidores que acessam a plataforma.

E as empresas perceberam a força do canal, passando a usá-lo como balizamento para atrair clientes - quando o índice de satisfação no site é favorável - ou resolver o quanto antes as reclamações quando o emoji está zangado - a figura representa o nível da reputação d marca, acompanhado de uma nota (que vai de 1 a 10).

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O pós-venda é um dos serviços que fideliza o cliente à marca.Hyundai / DIvulgação

Resolvemos fazer um recorte para o mercado automotivo, listando as piores e as melhores marcas de carro conforme o Reclame Aqui. Não deixa de ser um bom termômetro para quem está querendo comprar ou trocar de automóvel.

 O site usa como base para realizar o índice de reputação a porcentagem de reclamações respondidas, a nota do consumidor (após a reclamação ser finalizada), o índice de solução e a possibilidade de o consumidor lesado aceitar fazer um novo negócio com a empresa reclamada. 

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Estão presentes no ranking as 20 marcas de carro que mais venderam em 2018, de acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Lembrando que notas dadas pela plataforma variam de 1 a 10, considerando um a pior avaliação possível e 10 a melhor. 

A Chevrolet, responsável pelo carro mais vendido no Brasil há quatro anos, o Onix, impressiona. Apesar de apresentar quase quatro mil reclamações, a fabricante tem um índice de resolução de problemas de 87%. 

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Surpreendentemente, a Honda, ocupa o pior lugar dentre empresas do ramo automobilístico, seguida por Citroën, Peugeot e Ford. Subaru e Mitsubishi, por sua vez, destacam-se pelos bons índices. Confira:

As 10 marcas com os piores índices:
MARCA NOTA RECLAMAÇÕES RESOLVEU
1 Honda 3.9 1.466 36,8%
2 Citroën 4.2 766 42,2%
3 Peugeot 4.3 560 46,1%
4 Ford 5.3 4.033 52,7%
5 Fiat 5.7 2.678 55,9%
6 Jeep 5.9 2.241 63,9%
7 JAC 5.3 768 54,7%
8 Lifan 5.0 227 51,5%
9 BMW 3.6 203 35,3%
10 Mercedes-Benz 3.5 227 23,6%

* Como explicado anteriormente, o ranking do Reclame Aqui leva inúmeros critérios em consideração. Por isso, as notas das marcas não estão em ordem decrescente.

As 10 marcas com os melhores índices:
MARCA NOTA RECLAMAÇÕES RESOLVEU
1 Subaru 8.9 69 94,7%
2 Mitsubishi 8.9 452 93,2%
3 Chevrolet 8 3.773 86,8%
4 Toyota 8 1.584 81,3%
5 Hyundai Caoa 7.9 821 78,1%
6 Nissan 7.8 2.303 85,2%
7 Hyundai Motors 7.4 1.970 74,6%
8 Land Rover 7.5 189 69,6%
9 Volkswagen 7.1 2.875 75%
10 Renault 7 3.523 71.7%

Entre as 20 fabricantes que mais emplacaram em 2018, ainda estão Chery, Volvo, Kia e Audi. Confira a reputação:

MARCA NOTA RECLAMAÇÕES RESOLVEU
1 Volvo 6.7 74 69,6%
2 Audi 6.6 241 63,2%
3 Caoa Chery 6.4 220 66,2%
4 Kia 3 167 44,4%

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